Tito Semedo brilhou em Beja, depois de na véspera ter triunfado em Elvas |
Grandes actuações de Rui Fernandes no seu regresso ao Alentejo |
Marcos Tenório Bastinhas voltou a estar em grande, sábado em Beja |
A tradicional corrida da Ovibeja, que sábado na praça de Beja registou uma entrada de mais de meia casa e foi, depois de Montemor e Elvas, o terceiro grande espectáculo que marcou este alucinante fim-de-semana taurino, ficou marcada pelo grande e de excelente jogo curro de toiros da ganadaria Passanha Sobral. A seriedade e a emoção começam, aos poucos, a regressar às nossas arenas - o que é de louvar e aplaudir. Os toiros não facilitaram a vida aos cavaleiros e aos forcados, mas estes estiveram à altura dos oponentes e proporcionaram grandes exibições ao público.
Tito Semedo teve duas actuações distintas, brilhando frente ao primeiro toiro da tarde e fazendo depois "das tripas coração" para conseguir lidar o seu segundo, o pior do lote. Rui Fernandes vinha embalado por triunfos recentes em Lisboa e em Sevilha e regressou em grande ao Alentejo (que o acarinha e admira há muitos anos). Lidou muito bem o seu primeiro, de arrancadas pouco claras e esteve soberbo no quinto da tarde, com uma lide em crescendo e marcada pela emoção de grandes ferros, que culminou com aplaudida volta à arena acompanhado dos ganadeiros. Marcos Bastinhas voltou a obter sonante triunfo, sobretudo no último toiro da corrida, mas com detalhes muito bons no primeiro que enfrentou. Marcos está num momento "cumbre" e altamente moralizado pelos êxitos que vem somando.
As pegas não foram fáceis, face à dureza dos toiros de Passanha Sobral. Pelo grupo de S. Manços, pegou João Fortunato (à quarta) e o outro toiro foi pegado de cernelha, sem problemas de maior, por Manuel Vieira e Paulo Gomes. Pelo grupo de Cascais pegaram Carlos Dias (à sexta) e Joaquim Faísco (que saíu lesionado e ontem foi operado ao perónio, como esta manhã informámos). Pelos Amadores de Beja, foram forcados de cara Miguel Sampaio (ao quinto intento) e João Fialho (na pega da tarde, à primeira tentativa e com o grupo a ajudar muito bem). A corrida foi bem dirigida por Agostinho Borges.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com