quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Forcados/estudantes de Coimbra pegam pela primeira vez em Espanha



Fomentar a tauromaquia e o gosto pela arte de pegar toiros foi sempre o objectivo que norteou, em 54 anos de actividade, o Grupo de Forcados da Escola Superior Agrária de Coimbra, agora denominado Grupo de Amadores Académicos de Coimbra - actualmente comandado por António Cortesão, depois de o ter sido por seu irmão Jaime e também por seu Pai, João Cortesão (que foi o segundo cabo do grupo, na foto de cima, com a actual formação).
Raramente pisaram as grandes arenas deste país, mas marcaram sempre presença na tradicional Garraiada da Queima das Fitas na Figueira da Foz e noutros espectáculos na zona centro. Mesmo sem a fama dos grandes grupos, por lá passaram alguns dos maiores nomes da forcadagem durante os seus tempos de estudo em Coimbra e que posteriormente engrossaram as fileiras  dos principais grupos nacionais.
Agora e pela primeira vez, o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra vai pegar em Espanha - o que constitui um marco histórico na sua trajectória de mais de meio século. Será no próximo dia 15 em Zorita (cartaz ao lado), numa corrida em que participa também o cavaleiro português João Ribeiro Telles e os matadores espanhóis Sánchez Vara e Guerrita Chico, lidando-se seis toiros de Alcurrucén.
António Cortesão, o cabo actual, rende homenagem a "todos aqueles que por aqui passaram enquanto estudantes e que hoje se fardam ou se fardaram noutros grupos, porque todos eles contribuiram à sua maneira para este dia".

Foto Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com