"El Juanito" cortou ontem duas orelhas em Herrera del Duque (Espanha). Em baixo, um momento da triunfal actuação de Francisco Cortes ontem em Nisa (Portalegre) |
Realizaram-se ontem, 15 de Agosto, inúmeros espectáculos em diversas praças de Portugal e houve também a registar triunfos de toureiros lusos em Espanha e França. No dia mais taurino da temporada, por tradição, os aficionados não tiveram mãos a medir, dividindo-se por inúmeras praças e registando em todas elas agradáveis enchentes.
Na corrida que à tarde se efectou em Reguengos de Monsaraz, houve a registar um memorável triunfo do cavaleiro Filipe Gonçalves no último toiro da corrida, um Murteira Grave que pelas suas qualidade, foi "indultado" e regressou à Herdade da Galeana. Filipe Gonçalves deu duas voltas à arena numa tarde que ficou igualmente marcada por grandes êxitos da ganadaria Grave (o ganadeiro foi premiado com volta ao ruedo) e dos cavaleiros Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro, bem como dos forcados S. Manços e de Monsaraz. A praça estava cheia.
À noite, o Maestro João Moura reapareceu com grande destaque na Nazaré, depois da colhida de quinta-feira em Albufeira. A corrida registou três quartos de entrada e além do triunfo de Moura, houve a registar bons êxitos de Joaquim Bastinhas e Sónia Matias e da ganadaria Falé Filipe, tendo o ganadeiro sido premiado com volta à arena. Pegas duras dos grupos de Vila Franca e Aposento da Moita.
Também ontem à noite, triunfo apoteótico de João Moura Caetano e grande destaque para o fantástico cavalo "Belmonte" na corrida que registou uma entrada de três quartos na praça nortenha de Idanha-a-Nova. Um grande êxito, também, dos toiros de Paulo Caetano, que deram excelente jogo e valeram ao ganadeiro e cavaleiro uma aplaudida volta à arena. O cavaleiro praticante David Gomes protagonizou igualmente uma grande actuação no seu segundo toiro e o matador Paco Velásquez teve detalhes de muita arte nas duas exibições. Boas pegas dos forcados de Alcochete e de Alter do Chão.
Ainda ontem, em Nisa, há a realçar a seriedade dos toiros da ganadaria Fontembro, que pediram contas aos cavaleiros e não foram fáceis para os forcados. Triunfos de Rui Salvador, de Francisco Maldonado Cortes e de Paulo Jorge Santos e dos forcados de Portalegre, com duas pegas à primeira. Os do Ribatejo e de Arronches tiveram actuação menos brilhante face às dificuldades impostas por toiros de verdade. A praça registou uma entrada de três quartos também.
Em Herrera del Duque (Espanha), o novilheiro João Silva "El Juanito" cortou ontem duas orelhas e sagrou-se triunfador da feira, subindo mais um importante degrau na sua afirmação como toureiro de valor - e de futuro - no país vizinho, onde esta ano está a dar que falar.
Também a cavaleira Ana Batista alcançou ontem à noite um grande triunfo em França, na praça de Saint-Remy-de-Provence, onde actuaram também com sucesso a jovem cavaleira amadora Inês Carvalho e os forcados da Chamusca.
Destes espectáculos e de outros que ontem se efectuaram, apresentaremos detalhadas reportagens nos próximos dias.
Fotos Maria João Mil-Homens/Arquivo e D.R.