Depois de ter sido sujeito a vários exames, entre os quais uma Tomografia Axial Computorizada (TAC), que confirmou a fractura da bacia e também outras fracturas de menos gravidade, o cavaleiro Joaquim Bastinhas está neste momento a ser operado no Hospital de Portalegre, depois de esta manhã ter sido atropelado por uma máquina telescópica (tractor) conduzido por um funcionário seu, na Herdade das Algramassas, em Elvas, onde reside. O acidente ocorreu às 08h00 e o popular cavaleiro foi ocorrido no local por elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas que de imediato o imobilizaram e o transportaram ao Hospital de Santa Luzia, de onde foi transferido para o de Portalegre - onde neste momento teve início a intervenção cirúrgica.
Sua Mulher, Helena Nabeiro Tenório, seus filhos Marcos e Iván, bem como seu sogro, o Comendador Rui Nabeiro, entre outros familiares, encontram-se no Hospital de Portalegre. Marcos Bastinhas toureia esta noite em Mérida (Espanha), onde já se encontra o seu bandarilheiro de confiança Ricardo Raimundo, que há momentos participou no sorteio dos toiros, que pertencem à ganadaria portuguesa de Passanha. Apesar do incidente sofrido esta manhã por seu Pai, Marcos Bastinhas deverá participar na corrida nocturna em Mérida, onde vai alternar com os também cavaleiros lusos Rui Fernandes e João Telles e os espanhóis Fermín Bohórquez, Andy Cartagena e Leonardo Hernández.
Joaquim Bastinhas (59 anos) deu entrada no Hospital de Portalegre consciente e o seu estado é "estável", embora a fractura será considerada "grave". O toureiro nunca correu perigo de vida desde o momento do acidente até chegar ao hospital e esteve sempre consciente.
Foto D.R.