
O novo e o futuro matador de toiros português, respectivamente Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura (fotos de cima) disputam um competitivo mano-a-mano no próximo domingo, 13, a partir das 17h00, na tradicional corrida das festas de Sobral de Monte Agraço - onde regressa a tradição do toureio a pé e da corrida mista, que em tempos ali teve enorme impacto e se espera que o volte a ter outra vez.
Ambos enfrentarão toiros (quatro) da reaparecida ganadaria Torre de Onofre, propriedade de João Augusto Moura, que ainda no passado sábado lidou um belíssimo exemplar na corrida realizada em Estremoz.
A cavalo, toureiam António Ribeiro Telles e Manuel Telles Bastos, que lidarão três toiros (um a duo) da ganadaria Casa Prudêncio, do Dr. João Santos Andrade. Para as pegas, saltarão à arena os Forcados Amadores de Lisboa, sob o comando de Pedro Maria Gomes.
No Sobral, a festa prossegue uma semana depois com um Festival Taurino no dia 19 (sábado, às 16h30) em que actuarão os cavaleiros amadores Joaquim Brito Paes, Francisco Núncio e Bernardo Salvador e os novilheiros João Martins (Escola de V. Franca) e Sérgio Nunes (Academia do Campo Pequeno). Pegam os Amadores de Coruche e lidam-se cinco novilhos da ganadaria Sociedade das Silveiras.
Fotos M. Alvarenga e D.R.


