sexta-feira, 3 de junho de 2016

Holandês que saltou ontem à arena é um provocador de um grupo radical

Anti-taurino provocou confusão ontem na arena do Campo Pequeno
Peter Janssen actuando numa praça espanhola e, em baixo, fotografado
pelo jornal "Público" quando ontem era detido pela PSP

Peter Janssen, holandês, pertencente ao grupelho radical Vegan Strike Group, com 30 anos, financiado por dinheiros holandeses, foi o louco que ontem saltou à arena do Campo Pequeno, ao intervalo da corrida, despindo a camisa e exibindo os dizeres "Basta de Tortura" desenhados no corpo.
Parante a estranha passividade das autoridades e até dos próprios elementos da segurança que tanto se preocupam com quem tem e não tem senha de trincheira, teve que ser o antigo matador de toiros Rui Bento, gerente de Tauromaquia da primeira praça do país, a saltar e a trazer para fora do ruedo o provocador anti-taurino.
O holandês foi depois entregue às autoridades (PSP), foto ao lado, mas na página do grupo no Facebook veio acusar pessoas afectas ao espectáculo de o terem agredido no corredor da porta grande do Campo Pequeno, obrigando-o a receber tratamento hospitalar - o que não está oficialmente confirmado.
Peter Janssen, que já protagonizou episódios idênticos em praças de toiros de Espanha, incluindo a Monumental de Madrid, actuou ontem pela primeira vez numa arena portuguesa. O homem tinha cúmplices na bancada. Pelo menos mais quatro elementos do grupo provocador estavam entre o público e filmaram a cena.

Fotos D.R. e "Público"