sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Imprensa espanhola destaca repetições de Hermoso e Padilla no Campo Pequeno

"Não foi fácil montar os cartéis da segunda parte da
temporada"
, confessou a Drª Paula Resende, lamentando
depois ao "Farpas": "Esta gente, às vezes, é muito
complicada..."
Rui Bento lamentou as ausências dos cavaleiros
Filipe Gonçalves, Rui Fernandes e Moura Caetano
na segunda parte da temporada, revelando que os
procurou trazer e que eles, por esta ou aquela razão,
não quiseram vir...
Rui Bento, a Drª Paula Mattamouros Resende e o Dr. Paulo Pereira, ladeados
ontem pelos próximos cartazes da temporada em Lisboa
Jornalistas e abonados do Campo Pequeno assistiram ontem à conferência
de imprensa de apresentação dos cartéis da segunda metade da temporada, que
teve lugar ao final da tarde no átrio principal de entrada da praça de toiros

Depois da conferência de imprensa dada ontem pela empresa do Campo Pequeno para apresentar os cartéis da segunda parte da temporada, a imprensa espanhola destaca hoje os regressos a Lisboa de Pablo Hermoso de Mendoza (8 de Setembro) e de Juan José Padilla (29 de Setembro) como os atractivos principais das próximas corridas na capital.
A administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende e o director de Tauromaquia, Rui Bento, acompanhados pelo Dr. Paulo Pereira (RP da empresa) anunciaram os próximos cartéis e as intenções para os que ainda não se encontram rematados.
Como ontem aqui referimos, depois da Novilhada de Promoção aos Novos Valores na próxima quinta-feira, dia 11, não haverá corrida a 18 (para não colidir com a corrida de Pablo Hermoso na Feira de Alcochete), voltando o Campo Pequeno a abrir as suas portas a 25 para a 52ª Corrida TV: toiros de Murteira Grave para António Telles, Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas e os forcados de Santarém e do Aposento da Moita.
Em Setembro, haverá duas corridas nos dias 8 e 29. A 8 regressa Pablo Hermoso de Mendoza ladeado por João Moura e por João Moura Júnior, com toiros de Romão Tenório e os forcados de Tomar, de Portalegre e do Aposento da Chamusca. A 29, a empresa anunciou apenas o regresso de Padilla e adiantou que está também certo no cartel o matador português Manuel Dias Gomes. Pode entrar um cavaleiro e um grupo de forcados ou apenas mais um matador de toiros, fazendo desta uma corrida à espanhola.
Por fim, a 13 de Outubro - data que não estava prevista, mas que substitui o cancelamento da corrida de 18 de Agosto, pelos motivos já referidos - será a corrida de gala à antiga portuguesa de encerramento da temporada, transmitida em directo pela RTP. O cartel é de seis cavaleiros e pode incluir Ana Batista e dois dos que ontem triunfaram na Corrida do Emigrante (Miguel Moura e Parreirita Cigano), os toiros são de Fernandes de Castro (um curro imponente) e certa está a presença dos Forcados Amadores de Lisboa. Nuno de Carvalho "Mata", o valente forcado do Aposento da Moita que há quatro anos ficou tetraplégico em consequência de uma colhida precisamente em Lisboa e numa Corrida TV, será o comentador desta última corrida do ano para a RTP, juntamente com o Dr. Vasco Lucas e José Cáceres.
Como já ontem aqui referimos, a Drª Paula Resende lamentou "as dificuldades" que a empresa encontrou para a montagem destes cartéis da segunda parte da temporada e confessou mesmo ao "Farpas", no final da conferência, que "esta gente dos toiros, às vezes, é mesmo muito complicada".
Rui Bento, por seu turno, lamentou em público não ter havido da parte de alguns toureiros contactados "vontade para virem a Lisboa nesta segunda fase da temporada" e referiu os casos concretos de Filipe Gonçalves, de Rui Fernandes e de João Moura Caetano. Uns por um motivo, outros por outro, os três "recusaram as propostas da empresa para virem ao Campo Pequeno".
Filipe Gonçalves foi contactado para a Corrida do Emigrante de ontem à noite, mas optou por não vir a Lisboa tourear só um toiro, decisão que Rui Bento disse "entender e respeitar".
Quando a Moura Caetano, o gestor taurino do Campo Pequeno revelou que o convidou para ser um dos três cavaleiros da 52ª Corrida TV e que este "preferiu guardar para outra ocasião a sua vinda a Lisboa", praça onde não toureia há três anos.
Era também intenção de Rui Bento que o cartel de 8 de Setembro fosse composto por Pablo Hermoso, por Moura Caetano e por Moura Júnior, mas "as circunstâncias não se proporcionaram", referiu. Ao que apurámos, a proposta deste cartel não terá sido aprovada pelos apoderados de Hermoso de Mendoza, a Casa Chopera, que terão preferido a versão final, com João Moura pela frente e sem Caetano. Lamenta-se assim a ausência de Moura Caetano no Campo Pequeno no ano em que está a comemorar o 10º aniversário da sua alternativa - que foi precisamente a primeira que se concedeu em Lisboa no ano da reinauguração da praça (2006).
Quanto à também referida ausência de Rui Fernandes nesta segunda metade da temporada, Rui Bento não referiu pormenores. O antigo matador de toiros esclareceu apenas que "não é possível agradar a gregos e a troianos e muito menos trazer ao Campo Pequeno todos os toureiros e todos os grupos de forcados (existem 40), pelo que alguém terá sempre que ficar de fora".

Fotos Maria Mil-Homens