Muito agradável e com grande ambiente (dois terços das bancadas preenchidos) o Festival Taurino que esta tarde decorreu em Mourão e que abriu oficialmente a Temporada Nacional.
Nas lides a cavalo, Francisco Núncio viu-se com agrado, tendo sofrido uma aparatosa queda, felizmente sem consequências; Francisco Correia Lopes deixou belíssimo ambiente com o seu toureio clássico e rigoroso, muito aplaudido; e António Ribeiro Telles (filho) foi autor de uma lide em crescendo, deixando a marca da casa e evidenciando intuição e muita garra. Os Forcados da Póvoa de S. Miguel estiveram à altura, pegando dois novilhos à primeira e um à segunda.
Nas lides a pé, Joaquim Ribeiro "Cuqui" sofreu uma feita voltareta quando se encastou e respondia a um quite a primor de Peseiro, foi assistido pela equipa médica de serviço e regressou para executar com raça e arte a faena de muleta.
Diogo Peseiro andou desenvolto com o capote e as bandarilhas (após alguma dificuldade com um novilho que não se fixava, encerrou o tércio com um vistoso par em sorte de violino) e de muleta esteve arrimado e poderoso, conquistando o conclave.
O jovem espanhol Manuel Perera, apesar de alguma verdura, apontou detalhes de um futuro risonho.
Bons e de qualidade os novilhos de Manuel Calejo Pires.
No próximo sábado, dia 4 (cartaz ao lado), tem lugar o Festival das Figuras, com cartel composto pelo cavaleiro Filipe Gonçalves e os Forcados de Monsaraz, os matadores Paco Ureña, António João Fereira e Juan del Álamo e os novilheiros Pablo Aguado e João Silva "Juanito", que vão enfrentar seis noivlhos-toiros de Murteira Grave.
Amanhã não perca a reportagem de Maria João Mil-Homens.
Foto Maria Mil-Homens