22 de Abril de 1962, era Domingo de Páscoa e José Maldonado Cortes recebia a alternativa no Campo Pequeno das mãos de Pedro Louceiro. Cumprem-se hoje 55 anos |
José Cortes e seu filho, Francisco Maldonado Cortes |
José Maldonado Cortes em Alcácer do Sal com Mestre João Núncio e, em baixo, numa das suas últimas actuações no Campo Pequeno |
Mestre José Maldonado Cortes cumpre hoje, 22 de Abril, o 55º aniversário da sua alternativa, recebida no Campo Pequeno (Domingo de Páscoa) das mãos do saudoso Pedro Louceiro. Uma efeméride que será devidamente assinalada esta temporada numa corrida em que pode voltar a tourear ao lado de seu filho Francisco Cortes e de seu neto Francisco Cortes Jr., que fará a estreia nas arenas.
José Cortes, irmão do também cavaleiro tauromáquico Afonso Maldonado Cortes, fez a sua estreia em público a 2 de Março de 1954 na praça da sua cidade natal, Estremoz.
Ao longo da sua carreira toureou nos quatro cantos do mundo: de Portugal a Espanha e França, de África (Angola e Moçambique) às Américas (México, Colômbia e Venezuela), tendo sido um dos toureiros que no ano de 1969 actuarem em Jacarta, na Indonésia, numa corrida promovida por Manuel dos Santos e Alfredo Ovelha, numa praça instalada num estádio de futebol e que ainda hoje detêm o recorde de espectadores: 120 mil pessoas.
Em dia tão significativo e festivo, os nossos Parabéns ao Mestre!
Fotos D.R. e Emílio de Jesus