Há momentos, em frente da praça do Campo Pequeno, com Enrique Fraga, que aqui toureou duas noites nos seus tempos de matador de toiros |
Hoje, ao almoço no "Rubro", com Enrique Fraga e sua Mulher, Cláudia e Rui Bento |
No México, na finca de Pedro Louceiro, em Janeiro de 1981, com Enrique Fraga e sua filha |
Miguel Alvarenga - Há amizades que perduram pelo tempo fora, independentemente de que, às vezes, milhares de quilómetros nos separem. É o caso da minha amizade de mais de quarenta anos com Enrique Fraga, antigo matador de toiros mexicano, posteriormente cavaleiro e hoje ganadero de postín no seu país.
Conhecemo-nos em 1981 no México, acompanhava eu a digressão dos Forcados Lusitanos e despontava Fraga como matador de toiros, depois de uma longa aprendizagem em Portugal, onde chegou com apenas 14 anos, na célebre escola dos irmãos Badajoz em Coruche e também na Golegã, onde nasciam das mãos de Mestre Patrício Cecílio as grandes figuras do toureio a pé.
Portugal é o segundo país de Enrique Fraga - que está de novo entre nós com sua Mulher, Cláudia. Fantástico o almoço que há momentos tivemos no "Rubro" (Campo Pequeno), a que se juntou Rui Bento para recordarmos momentos tão inesquecíveis. Havemos de ir à Golegã e havemos de ir aos Fados à "Taberna Saudade". A festa não vai ter parança!
Fotos D.R.