Longe vai a esquecida tradição de inaugurar a temporada no Doningo de Páscoa no Campo Pequeno, pese embora o facto de a época lisboeta abrir na quinta-feira seguinte, 5 de Abril, ainda próximo dessa data.
A Páscoa taurina vai este ano celebrar-se em grande força em praças alentejanas, nomeadamente nas de Évora, em Serpa (portátil), em São Manços e em Sousel.
No próximo sábado, dia 31, tem lugar em Évora a Gala do Moço de Forcado, uma tarde de enaltecimento dos últimos românticos da Festa, marcada por diversas modalidades da arte de pegar toiros e com o tradicional Concurso de Cernelhas, espectáculo com que a empresa Toiros & Tauromaquia abre a sua temporada de 2018.
No mesmo dia, em Serpa, celebra-se o também tradicional Festival dos Bombeiros com cartel formado pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Ana Batista, António Brito Paes e Luis Rouxinol Júnior, pelo matador Nuno Casquinha (que se apresenta no seu país depois da triunfal temporada no Perú) e o novilheiro Diogo Peseiro, bem como dos forcados de Cascais e de Beja, lidando-se novilhos-toiros das ganadarias do Engº Luis Rocha, Varela Crujo, Ascenção Vaz, Manuel Cary e Dr. António Raul Brito Paes.
Domingo de Páscoa, 1 de Abril, reserva-nos uma tarde de aguerrida competção em São Manços entre três dos mais destacados cavaleiros da nova vaga - Francisco Palha, Miguel Moura e Luis Rouxinol Jr. - que enfrentarão toiros de distintas ganadarias num aliciante Concurso: Palha, Veiga Teixeira, Cunhal Patrício, Fernandes de Castro, Jorge Carvalho e Canas Vigouroux. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados de Évora e de S. Manços.
Por fim, na segunda-feira, 2 de Abril, teremos na praça de Sousel a sempre concorrida corrida dessa data tão emblemática, este ano marcada pela estreia em Portugal do cavaleiro Pedro Louceiro III (nascido e residente no México), que forma cartel com Sónia Matias e Francisco Cortes e os forcados de Évora e do Redondo, com toiros da ganadaria Santos Silva.