Francisco Palha, o Senhor de sempre: apeou-se do cavalo para brindar ao famoso forcado coruchense "Peitaça", que no ano passado se despediu das arenas pegando um toiro que fora lidado por si |
Francisco Palha está num momento de grande nível artístico e ontem confirmou em Coruche, uma vez mais, a sua chegada à primeira fila! |
Momentos das actuações de Luis Rouxinol Júnior, que reafirmou a sua garra e a sua ascenção |
Pegaram pelos Amadores de Lisboa os forcados Carlos Galamba Jr. (que se despediu), Duarte Mira e João Galamba |
As três pegas dos Amadores de Coruche foram executadas pelo cabo José Macedo Tomás, Fábio Casinhas e João Ferreira |
Grande ambiente (mais de meia casa preenchida) e agradável tarde de toiros ontem em Coruche, numa corrida que punha em confronto, mano-a-mano, os cavaleiros Francisco Palha e Luis Rouxinol Jr. e os grupos de forcados de Lisboa e de Coruche, com toiros duros e sérios da centenária ganadaria Palha.
A foto ao lado traduz o sucesso da jornada, que terminou com os dois cavaleiros e os cabos dos dois grupos de forcados em praça a agradecer as ovações do público. Também o maioral da ganadaria foi premiado com uma volta à arena.
Houve ferros de arrepiar nas três lides de Francisco Palha, que confirmou ontem a temporada "bem embalada" que vem realizando, consagrando-se de tarde para tarde como um dos mais sólidos valores da nova vaga de cavaleiros.
Rouxinol Júnior, menos bafejado com o lote, chegou ao público e galvanizou com o seu toureio de verdade e emoção, reafirmando também que é, na verdade, um caso no toureio actual.
João Galamba Júnior, que se despediu com uma rija pega à quarta tentativa, Duarte Mira (à segunda) e João Varanda (à primeira) foram os caras de serviço pelos Amadores de Lisboa. Pelos Amadores de Coruche pegaram o cabo João Macedo Tomás (à primeira), Fábio Casinhas (à primeira) e João Ferreira (à segunda). Pegas rijas com os Palhas a bater e os grupos a ajudar muito bem.
Homenageou-se o valente forcado Carlos Galamba, que se destacou como grande ajuda nos grupos de Lisboa e de Coruche e havia um prémio com o seu nome para a melhor ajuda no conjunto das pegas, que foi ganho por João Laranjinha, dos Amadores de Coruche. O júri que decidiu estava composto pelo próprio Carlos Galamba e pelos também antigos forcados Tiago Prestes e José Potier.
A corrida foi bem dirigida por João Cantinho, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. José Luis da Cruz.
Fotos Mónica Mendes