sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Aposento da Moita muda de cabo: Leonardo Mathias sucede a José Maria Bettencourt



Leonardo Mathias (foto de cima) será o novo cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, sucedendo a José Maria Bettencourt (foto ao lado), que assumiu a chefia em 2016 - a passagem de testemunho não foi ainda oficialmente anunciada pelo grupo, mas foi confirmada ao "Farpas" por fontes acima de qualquer suspeita.
José Maria Bettencourt, um dos grandes forcados da actualidade, deverá passar o comando do Aposento da Moita a Leonardo Mathias na tradicional corrida de quinta-feira, 13 de Setembro, na Feira da Moita, onde o grupo se encerra com seis toiros da ganadaria Passanha.
Leonardo Mathias, neto do ilustre ganadeiro Eduardo Guedes de Queiroz e do embaixador Leonardo Mathias e também ele um valoroso forcado, será assim o oitavo cabo dos Amadores do Aposento da Moita.
O grupo foi fundado em Maio de 1975 por José Manuel Pires da Costa, que o comandou até 1986, despedindo-se no Campo Pequeno e sendo então sucedido por Manuel Vieira Duque. De 1990 a 2000 o grupo foi comandado por João Simões, sucedendo-lhe Hélder Queiroz. De 2006 a 2013 foi capitaneado por Tiago Ribeiro e nos três anos seguinte, até 2016, teve como cabo José Pedro Pires da Costa, filho do fundador. Seguiu-se José Maria Bettencourt que, após dois anos à frente do Aposento da Moita, passará agora o testemunho a Leonardo Mathias.

Fotos Maria Mil-Homens