quinta-feira, 9 de agosto de 2018

D. Francisco de Mascarenhas estreou-se há 79 anos em Madrid com apenas 12 anos de idade



Cumpriram-se esta semana, na passada segunda-feira, dia 6 de Agosto, 79 anos sobre o dia em que D. Francisco de Mascarenhas, lenda viva dos anos de ouro do toureio a cavalo, se estreou na Monumental de Madrid (1939) com apenas 12 anos anos. Foi o primeiro "niño prodígio" do toureio nacional.
A estreia em público ocorrera quatro anos antes, com apenas 8, na velha praça de Almeirim, com um novilho da Casa Prudêncio.
Em 1937, com 10 anos, debutou em Espanha na praça de El Puerto de Santa Maria, num cartel que incluia seu pai, o também cavaleiro D. Alexandre de Mascarenhas e, como espada, o mítico "Manolete", que fazia nesse dia a sua despedida como novilheiro, rumo à alternativa de matador de toiros.
Depois de tourear vários anos em Espanha, inclusivé nas praças de Sevilha e Madrid, regressou a Portugal na década de 40, tomando a alternativa no Campo Pequeno a 29 de Agosto de 1945, das mãos de Mestre João Branco Núncio.
D. Francisco de Mascarenhas, hoje com 92 anos de idade e, garças a Deus, excelente saúde - e prodigiosa memória! - retirou-se das arenas, devido a problemas de visão, no ano de 1956. Voltou a tourear apenas em ocasiões esporádicas, uma delas há precisamente 60 anos, em Setembro de 1958, na praça da Moita, para dar a alternativa a José Mestre Batista, que ficara incrivelmente chumbado na prova anterior.
O cavaleiro fidalgo continua a ser, felizmente, presença assídua nas nossas praças e os seus ensinamentos continuam a incentivar os novos toureiros.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.