Na mesa da conferência de imprensa estiveram ontem Jesús Ortiz, o alcalde de Olivença, Manuel González Andrade, Rui Bento, o empresário José Cutiño e o Dr. Paulo Pereira |
Miguel Alvarenga e Rui Bento com o empresário José Cutiño |
A delegação de Olivença que ontem apresentou a Feira Taurina no Campo Pequeno com a empresa anfitriã |
Jesús Ortiz e José Cutiño no Salão Nobre do Campo Pequeno, antes da conferência de imprensa, com o alcalde de Olivença e sua Mulher |
O alcalde de Olivença, Manuel Andrade, António Nunes, José Cutiño, Jesús Ortiz, Rui Bento e Miguel Alvarenga |
Jesús Ortiz, José Cutiño, António Nunes, Rui Bento e o alcalde de Olivença |
Drª Paula Mattamouros Resende e Fátima Pinto Bessa |
No final da conferência de imprensa foi servido um beberete pelo restaurante "Rubro" da praça de toiros do Campo Pequeno |
A Feira Taurina de Olivença - Feria del Arte Taurino - que decorrerá na antiga cidade portuguesa a 7, 8, 9 e 10 de Março, foi ontem apresentada em Lisboa num acto que decorreu ao final da tarde no Salão Nobre da praça de toiros do Campo Pequeno.
Na mesa da conferência de imprensa estiveram o alcalde de Olivença, Manuel González Andrade, o empresário José Cutiño (que há 29 anos organiza a feira) e Jesús Ortiz, proprietário da praça, bem como Rui Bento e o Dr. Paulo Pereira, representando a empresa anfitriã do Campo Pequeno, estando igualmente presente a administradora Drª Paula Mattamouros Resende.
Na sala, muitos jornalistas responsáveis pelos principais orgãos de comunicação social taurinos e ainda o empresário António Nunes, que um ano mais oferece à empresa de Olivença os seus préstimos através da promoção da feira com a sua frota de camions de publicidade e ainda com a habitual inserção do cartaz promotor do ciclo nas caixas de Multibanco, já a partir da próxima segunda-feira.
O alcalde de Olivença referiu a importância da Feira Taurina como maior acontecimento do ano na cidade e destacou ainda a grande afluência de portugueses à sua praça de toiros, que todos os anos se regista nos dias das corridas.
O emblemático empresário José Cutiño congratulou-se com a organização, um ano mais, de uma feira que "vem ao encontro dos interesses e do gosto da aficion local" e em que estão de novo as maiores figuras do toureio mundial, destacando o debute de Diego Ventura em Olivença na corrida mista de dia 9, em lidará dois toiros da ganadaria portuguesa de Maria Guiomar Cortes de Moura e que alternará com Enrique Ponce e "El Juli", o cartel estrela do ciclo.
Um ano mais actuará na novilhada (dia 9 de manhã) o português "Juanito", formando cartel com o mexicano Diego San Román e com o espanhol Carlos Domínguez, da Escola de Badajoz, que debuta com picadores.
Questionado por Patrícia Sardinha, directora do site naturales.com, sobre os porquês da ausência de matadores de toiros portugueses, José Cutiño esclareceu que ao longo dos últimos 29 anos foram vários os matadores e novilheiros lusos que ali marcaram presença, mas considerou que actualmente "não há um matador português com força para estar nestes cartéis", recordando mesmo que há dois anos em Badajoz, praça de que também é empresário, anunciou um e "foi um fracasso de bilheteira".
A Feira de Olivença abre na quinta-feira, 7 de Março, com uma novilhada sem picadores (entrada gratuíta) e na sexta. 8, tem a primeira corrida com os matadores José Garrido, Luis David Adame (mexicano) e Toñete, com toiros de El Tajo y La Reina. No sábado, 9, haverá a já referida novilhada matinal e a corrida mista à tarde e no domingo, 10, teremos uma corrida matinal com toiros de Zalduendo e os matadores António Ferrera, Sebastián Castella (francês) e Emílio de Justo e à tarde outra com Morante de la Puebla, Roca Rey e Ginés Marín com toiros de Daniel Ruiz.
A renovação de abonos vai poder ser feita no próximo dia 27, quarta-feira da próxima semana, entre as 17 e as 21 horas nas bilheteiras da praça de Olivença e os novos abonados poderão comprar as suas entradas só no dia 1 de Março. Os bilhetes individuais estarão à venda a partir de 2 de Março e nos dias das corridas as bilheteiras da praça estarão abertas a partir das 10 horas.
Informações e reservas podem ser obtidas e feitas através dos telefones 0034 689 774 825 e 0034 659 720 888. Os bilhetes podem também ser adquiridos online em www.fitauromaquia.com e reservas@fitauromaquia.com
Em Portugal, como é costume, haverá bilhetes à venda em Vila Franca de Xira na Agência Arena (263 272 895).
Fotos Maria Mil-Homens