Várias fotos do nosso querido companheiro Emílio de Jesus evocam nesta exposição o glorioso percurso artístico do saudoso Joaquim Bastinhas |
O Dr. Luis Capucha no uso da palavra, esta tarde no Clube Vilafranquense, na inauguração da exposição fotográfica evocativa de Joaquim Bastinhas e Emílio |
A exposição "O Toiro e o Homem - Relação Sagrada" está também patente no Clube Vilafranquense |
Foi esta tarde inaugurada no Clube Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, a exposição "O Toureiro e o Fotógrafo Taurino" - uma justíssima e merecida evocação a duas das mais marcantes figuras do nosso mundo taurino, ambas desaparecidas no início deste ano: Joaquim Bastinhas e o nosso companheiro de trabalho Emílio de Jesus.
Uma forte amizade os uniu ao longo de mais de quarenta anos. E as suas mortes, por doença, estiveram separadas apenas por um período de dez dias. Joaquim Bastinhas morreu a 31 de Dezembro, último dia do ano transacto e Emílio a 11 de Janeiro.
A exposição evoca, em fotografias, as carreiras de ambos. É uma louvável iniciativa do Município de Vila Franca e do Clube Taurino Vilafranquense e está inserida na 30ª Semana da Cultura Tauromáquica, que hoje se iniciou, prolongando-se até ao próximo sábado, 6 de Abril, período em que esta exposição estará patente ao público - entre as 15 e as 19 horas.
No acto inaugural da exposição esteve presente o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, tendo a mesma sido apresentada pelo Dr. Luis Capucha, uma referência da aficion vilafranquense, presidente da Associação Portuguesa de Tertúlia Tauromáquicas.
Presentes neste acto estiveram Fernanda Silva, viúva do nosso querido Emílio, e seus dois filhos, Bruno e Hugo.
Paralelamente, foram também hoje inauguradas as exposições "O Toiro e o Homem - Relação Sagrada" (também no Clube Vilafranquense); e outras duas, "Júlio Pomar - Imagens da Tauromaquia", e pintura de Alfonso Rey e escultura de Alberto Germán, estas duas no Mercado Municipal.
Fotos D.R.