sábado, 11 de abril de 2020

Vítima do coronavírus: morreu Enrique Múgica, ex-ministro espanhol que foi sempre um defensor da tauromaquia



Vitimado por maldito vírus que aflige o mundo, morreu hoje aos 88 anos o antigo ministro da Justiça espanhol Enrique Múgica, socialista que nunca teve medo de se afirmar aficionado e defender a tauromaquia. Era detentor do emblemático título de Defensor do Povo, para que foi proposto pelo Partido Popular.
Nascido em San Sebastián em 20 de Fevereiro de 1932, Enrique Múgica era abonado e assíduo frequentador da Monumental de Madrid. No ano passado, a empresa Plaza 1 distinguiu-o com o Prémio de Honra na Gala de San Isidro.
Foi ministro da Justiça no governo de Felipe González entre 1988 e 1991. Em Feverreio de 1996, em plena campanha para as eleições legistaltivas, a ETA assasinou o seu irmão Fernando Múgica.
Na foto de cima, da autoria de Alberto Schommer, que foi capa da revista "El País Semanal" em 1977 e hoje o site aplausos.es publicou, estão os líderes do PSOE candidatos às primeiras eleições livres em Espanha desde a II República, com a particularidade de todos eles se terem fotografado com capotes de toureio, numa demonstração clara e inequívoca de apoio à tauromaquia. Da esquerda para a direita: Luis Yáñez, Felipe González, Enrique Múgica e Carmen García Bloise.
Que em paz descanse.

Fotos Alberto Schommer/ElPaís/aplausos.es e D.R.