domingo, 6 de dezembro de 2020

Jornalista Pedro Camacho morre vítima de covid-19


Vítima de covid-19, morreu, com 59 anos, o jornalista Pedro Camacho, que exerceu funções directivas e de edição em vários órgãos de comunicação social.

Pedro Camacho morreu ontem após cinco semanas de internamento no Hospital de Cascais, devido ao novo coronavírus. Segundo o jornal "Expresso", não resistiu às complicações da covid-19, agravadas por duas infecções causadas por bactérias hospitalares. Esta semana, os médicos já tinham informado a família de que as esperanças de recuperação eram nulas.


Entre 2015 e 2018, o jornalista foi director da agência de notícias Lusa, depois de ter sido também director da revista "Visão" e publisher do Grupo Impresa durante uma década, entre 2005 e 2015. No seu currículo constam ainda passagens pelos jornais "Público" e "Diário de Notícias", nos quais, entre várias funções, foi responsável pelas respectivas editorias de Economia.


Foi coordenador e editor de economia no "Diário de Notícias", entre Julho de 1991 e Julho de 1996, mês em que ingressou no "Público", onde foi também editor da secção de economia e posteriormente membro da direcção editorial, como subdirector. Em Janeiro de 2001 ingressou na revista "Visão", do grupo Impresa, onde foi director-adjunto, director de Informação e publisher até Agosto de 2015. Neste mesmo ano de 2015, em Outubro, foi nomeado director da informação da agência Lusa, cargo que ocupou até Outubro de 2018. Posteriormente, ainda na Lusa, passou a exercer o cargo de director de inovação e novos projectos, onde se mantinha até agora.


Nascido no Funchal, na ilha da Madeira, em 29 de Julho de 1961, Pedro Camacho morava na Parede e era irmão do antigo jornalista da SIC Paulo Camacho, do também jornalista e escritor Francisco Camacho e igualmente filho de jornalistas: de Rui Camacho, antigo chefe de redacção da agência ANOP (antecessora da actual Lusa) e também professor, que morreu em 5 de Agosto de 2014; e de Helena Marques, jornalista e escritora que morreu no passado dia 20 de Outubro, aos 85 anos, também vítima de covid-19.


À família enlutada endereçamos os mais sentidos pêsames.


Que em paz descanse.


Foto jornaldenegocios.pt