quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

ANGF lamenta morte de Simão Comenda, figura incontornável da nossa Festa

A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) lamenta em comunicado a morte de Simão Comenda, que recorda como "uma figura incontornável da nossa Festa"

"A ANGF e os seus associados lamentam profundamente a sua perda, e endereçam a toda a família e amigos, bem como ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor os mais sentidos pêsames.


"Forcado inigualável, foi seguramente um dos maiores rabejadores de todos os tempos, tendo sido pioneiro numa nova forma de rabejar, acrescentando arte e temple ao poder e técnica associados, tendo sido o primeiro a começar a sair na cara dos toiros, forma de rabejar essa que perdura até aos dias de hoje.


"Simão Comenda foi um embaixador da tauromaquia portuguesa. Forcado ímpar, levou a arte de pegar toiros aos quatro cantos do mundo, tendo integrado o Grupo de 8 forcados que pela primeira vez pisou as arenas do México em 1970.


"Homem de enorme simpatia, era também um grande contador de histórias. Costumava dizer: "Por maior que seja a minha entrega à Festa, jamais lhe conseguirei pagar tudo aquilo que lhe devo". Se todos os forcados contribuírem com uma pequena parte daquilo que o Sr. Simão contribuiu, seguramente a Festa será mais rica e perdurará por muitos e muitos anos.


"Que Deus o tenha, e que junto dele interceda por todos nós e pela sua tão querida Festa.


"Até Sempre Simão Comenda!"

 

Diogo Durão

Presidente da Direcção

Associação Nacional de Grupos de Forcados


Foto Fradinho