quinta-feira, 3 de junho de 2021

Cornetim José Henriques comemora hoje meio século a "dar ordens" no Campo Pequeno


Celebra-se no dia de hoje uma efeméride que muito nos apraz registar: neste mesmo dia 3 de Junho do ano de 1971, o famoso cornetim José Henriques fez a sua estreia a "dar ordens" aos toureiros na praça do Campo Pequeno - já lá vão 50 anos, meu século.

"Não me lembro quem toureava... Lembro-me que o empresário da praça de Lisboa era o saudoso e inesquecível Manuel dos Santos e que nessa noite da minha estreia como cornetim na primeira praça do país foi a primeira nocturna desse ano de 1971. O Campo Pequeno começava sempre a temporada com corridas aos domingos, desde a Páscoa e depois em Junho começavam as nocturnas às quintas-feiras", recordou-nos hoje o conhecido cornetim, que em 2017 (foto de baixo) foi muito justamente homenageado pelo "Farpas" que lhe outorgou o Troféu Prestígio numa iniciativa conjunta com o infelizmente desaparecido Bar "Volapié" de Joaquín Moreno.

José Henriques apaixonou-se pelo trompete nos tempos de juventude, influenciado por seu pai, que foi também cornetim em várias praças de toiros - e iniciou o seu percurso em bandas filarmónicas e nas Marchas Populares de Lisboa.

Ao longo da sua vida tocou em quase todas as praças de Portugal, mas guarda como ponto alto aquela tarde de 1972 em que tocou numa corrida de gala à antiga portuguesa na Monumental de Barcelona, em Espanha"Foi um momento muito grande, pois penso que tornei-me, à data, o único cornetim português internacional", recordou em 2012 numa entrevista à Lusa.

Fotos Maria Mil-Homens