domingo, 20 de junho de 2021

Morreu Carlos Miguel "Fininho": o actor que também toureava a pé

Morreu ontem, com 77 anos, no Hospital de Santarém, onde estava internado vítima de doença prolongada, o actor Carlos Miguel, conhecido por "Fininho" e que se celebrizou nos anos 80 no programa "1, 2, 3" de Carlos Cruz na RTP.

Actor, artista plástico, escritor, Carlos Miguel construiu uma carreira de cerca de 40 anos, grande parte dela nos palcos do teatro de comédia e de revista, sobretudo no Parque Mayer, em Lisboa. Curiosamente, era um grande aficionado e chegou mesmo a participar em alguns espectáculos tauromáquicos, onde toureou a pé. Um cancro nas cordas vocais, em 1998, afastou-o da profissão e de Lisboa, onde nascera, radicando-se então no Ribatejo.

Jaime Amante, que foi crítico tauromáquico e destacado toureiro cómico, o mais internacional de todos os portugueses, tendo integrado durante muitos anos o célebre grupo espanhol "El Bombero Torero", recordou na sua página da rede social Facebook essa faceta por muitos esquecida do já saudoso "Fininho" - e que ele próprio várias vezes acompanhou.

"Conheci o Carlos Miguel nos bastidores do Teatro Maria Vitória durante uma Revista em que também participava o saudoso Camacho Costa e a enorme atriz de revista Dulce Guimarães. No seu palco (pela tarde), sob a orientação do bandarilheiro Júlio Glória, aprendeu o mínimo para participar em alguns espetáculos de variedades taurinas", recorda Jaime Amante

"O bandarilheiro Manuel Jacinto, seu amigo, algumas vezes pediu-me para eu sair de seu bandarilheiro", conta Jaime Amante, lembrando que a foto que ontem publicou no Facebook (em baixo) "reporta a um espetáculo realizado na praça de toiros da Malveira por volta dos anos 85/86. Eu, o Carlos Miguel e Júlio Glória. Recordo-me de outra tarde creio que na Moita do Ribatejo".


Fotos D.R.

Jaime Amante, o "Fininho" e Júlio
Glória em 1986 na praça da Malveira
e em baixo o cartaz desse espectáculo,
recordado hoje no Facebook pelo então
cavaleiro amador Nuno Cabral, hoje
ganadeiro e proprietário da
prestigiada divisa Monte Cadema