Pedro Maria Gomes, o valoroso cabo dos Amadores de Lisboa, sofreu ontem fracturas em duas costelas - 6ª e 12ª - ao pegar, à segunda tentativa, com o brilhantismo e a técnica de sempre, o primeiro toiro de Murteira Grave na corrida em Évora.
Vítima de gravíssima colhida há 18 anos numa corrida na Malveira, onde sofreu uma complicada lesão no fígado que o deixou às portas da morte, Pedro Maria Gomes quis ontem dar o exemplo e pegar o primeiro toiro da tarde em que o seu grupo reaparecia em Évora depois de vinte e dois anos de ausência.
Depois da corrida, sentiu-se mal e veio para Lisboa com seu Pai, José Luis Gomes (antigo cabo do grupo) para ser observado no Hospital Lusíadas - onde os exames descartaram, felizmente, qualquer outra lesão para lá da fractura de duas costelas. Pedro Maria Gomes encontra-se em casa e está bem, segundo agora mesmo nos informou seu pai.
O Grupo de Lisboa alcançou ontem um triunfo rotundo no seu regresso à praça de Évora. Além da primeira pega executada pelo cabo, foram caras Daniel Batalha e Duarte Mira, que executaram duas grandes pegas ao primeiro intento.
Votos de rápido restabelecimento.
Foto Maria Mil-Homens/Arquivo