A empresa Nepe, gestora da Arena D'Évora - composta pelos empresários António Alfacinha, Francisco Mendonça Mira e Carlos Ferreira (foto de baixo) - vai anunciar amanhã (nas redes sociais) a composição dos cartéis das corridas que realizará em 2022, exceptuando uma, de que apenas serão para já anunciados os toiros e os grupos de forcados. O "Farpas" adianta já as composições que estão previstas.
Esta antecipação pretende assim evitar que os elencos comecem a ser conhecidos através dos sites tauromáquicos (onde já foram avançados alguns nomes) e sejam devidamente divulgados pela própria empresa.
Foram há dias anunciadas pela empresa (cartaz em baixo) sete datas, de que uma fica excluída - a de 10 de Setembro, que, aliás, vinha referida ainda sem confirmação.
Assim, a temporada eborense arranca a 26 de Março com o Dia do Forcado e a 15 de Maio terá a primeira corrida, o tradicional Concurso de Ganadarias, onde está fora de hipótese a actuação em solitário de João Moura Júnior, como estivera anunciado para este ano. Será um cartel de três cavaleiros que pode ser encabeçado por Luis Rouxinol, com Moura Júnior e Salgueiro da Costa.
Em Junho haverá a também tradicional corrida de São Pedro, no dia 25, onde é certa a presença de Guillermo Hermoso de Mendoza com Marcos Bastinhas e Miguel Moura frente a toiros da ganadaria Romão Tenório. Homenageia-se a título póstumo o saudoso João Pedro Oliveira, antigo cabo do GFA de Évora - que pega os seus toiros em solitário. No dia 29 haverá uma novilhada, cuja organização pertence ao GFA de Évora.
Pablo Hermoso de Mendoza entra na terceira corrida, a 23 de Julho, com toiros de Passanha e dois veteranos a seu lado: João Moura e António Ribeiro Telles.
A última corrida será a 1 de Outubro e o cartel só será conhecido mais tarde. Amanhã serão apenas anunciados os toiros e os grupos de forcados.
Fotos M. Alvarenga