O site "Infocul", de Rui Lavrador, concluiu ontem a lista de premiados nesta temporada de 2021 atribuindo ao cavaleiro Marcos Bastinhas (foto) e à Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, numa decisão da exclusiva responsabilidade do seu director, o Prémio Infocul/Tauromaquia 2021.
“Marcos Bastinhas teve em 2021 a sua temporada mais sólida, com uma quadra de cavalos muito interessante e com triunfos de grande importância, sendo disso exemplos a primeira corrida no Campo Pequeno, a corrida em Salvaterra de Magos ou o mano-a-mano com João Moura Jr. em Elvas“, destaca Rui Lavrador.
Bastinhas recebeu o seu troféu em sua casa, em Elvas, tendo na altura concedido uma entrevista a Rui Lavrador, disponível no site.
Na primeira edição dos Prémios Infocul-Tauromaquia, não existiu a categoria de Melhor Ganadaria devido aos últimos dois anos terem sido muito difíceis para todos os ganadeiros, pelo limitado número de corridas e aos muitos touros que tiveram de ser abatidos. Assim, decidiu a direcção do site premiar a Associação que representa o sector, prestando louvor a todos os ganadeiros.
À excepção destes dois troféus, que, como acima se refere, são da exclusiva responsabilidade de Rui Lavrador, os prémios aos triunfadores da temporada foram votados pelos oito elementos da equipa de Tauromaquia do site "Infocul", depois de terem sido nomeados cinco nomes por cada categoria.
Os distinguidos, recordamos, foram os cavaleiros Luis Rouxinol Júnior e Diogo Oliveira (praticante), o matador de toiros "Juanito", o novilheiro (sem picadores) Duarte Silva, o grupo de forcados Académicos de Coimbra, o bandarilheiro João Ferreira, a empresa Tauroleve, o apoderado Rui Bento e a revista "Novo Burladero", tendo ainda sido outorgado o Prémio Carreira ao Maestro Vitor Mendes, que esta temporada comemorou 40 anos de alternativa.
Foto Frederico Henriques/Arquivo