Talvez muitos dos que hoje o admiram como um dos maiores fotógrafos taurinos nacionais desconheçam esta sua faceta, mas nos anos 60 o nosso querido amigo e companheiro Henrique de Carvalho Dias foi um promissor toureiro a pé e chegou mesmo a contar com o entusiasmo e o apoio do inesquecível Manuel dos Santos, ao tempo empresário da primeira praça de toiros do país, a do Campo Pequeno - onde o Henrique actuou várias vezes em garraiadas estudantis.
O cartaz que hoje aqui recordamos tem 55 anos e é de uma garraiada do Liceu Gil Vicente no Campo Pequeno (7 de Maio de 1967), festejo que na década de 60 trouxe à arena lisboeta, com organização a cargo do padre José Alcobia e posteriormente também de Maurício Vale, muitas das futuras estrelas do toureio português. O Maestro Luis Rouxinol, que este ano comemora já 35 anos de alternativa, por exemplo, estreou-se no Campo Pequeno, muito novo, numa dessas célebres garraiadas.
Nesta de 1967 tourearam a cavalo os então jovens amadores Frederico Cunha, Victor Ribeiro e José Luis Sommer D'Andrade e, a pé, Henrique de Carvalho Dias, Vasco Lourenço e Alfredo Esgueira. As pegas estiveram a cargo de um grupo de forcados Amadores do Liceu Gil Vicente, comandado por Loureiro Ribeiro.
Recordar é viver!
Fotos M. Alvarenga e D.R.