quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Governo apresentou novas medidas, mas nada ainda de concreto quanto aos espectáculos culturais

Depois dos conselhos de ontem dos especialistas do Infarmed, o primeiro-ministro António Costa anunciou hoje, no final do Conselho de Ministros, as novas medidas de combate à pandemia - sob o lema "avançar com cautela".

Quem não tiver levado a dose de reforço (3ª vacina) há mais de 14 dias, terá que apresentar teste negativo para o acesso a espectáculos culturais e eventos com lugar marcado (o que engloba os espectáculos tauromáquicos), bem como a restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local (hotéis) e ginásios. Quem estiver já vacinado com a 3ª dose basta apresentar o certificado digital.

Não foram ainda especificadas ao pormenor as regras que vão vigorar para a realização de espectáculos culturais (tauromáquicos incluídos) nos primeiros meses do ano, nomeadamente no que respeita à percentagem permitida de utilização das lotações das praças de toiros - processo que vai agora ser avaliado em conjunto pela Direcção-Geral de Saúde e a Inspecção-Geral das Actividades Culturais e em breve deverá ser anunciado. Há, no entanto, a possibilidade de voltarem a ser reduzidas as lotações nos primeiros espectáculos do ano.

As aulas recomeçam na próxima segunda-feira 10 de Janeiro e os bares e discotecas vão continuar encerrados pelo menos até dia 14. Quando reabrirem, é obrigatório apresentar certificado digital actualizado para entrar nesses espaços. Até dia 14, continua também a não ser permitido consumir bebidas alcoólicas na via pública.

O teletrabalho é obrigatório até 14 de Janeiro e recomendado a partir dessa data, mas já sem obrigatoriedade. Nos estabelecimentos comerciais, pode estar uma pessoa por cada 5 m2.

Foto D.R.