terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Livro biográfico de "El Cordobés" escrito por Larry Collins e Dominique Lapierre foi lançado há 55 anos

Comemora-se neste ano de 2022 o 55º aniversário do lançamento do célebre livro biográfico do mítico toureiro Manuel Benítez "El Cordobés" escrito pela mais famosa dupla da História, o francês Dominique Lapierre e o norte-americano Larry Collins (já falecido), autores de outros títulos tão famosos como "Paris já está a arder?", "Oh Jerusalém" ou "Esta noite a Liberdade".

Foi no início do ano de 1967 que Dominique Lapierre e Larry Collins se deslocaram a Espanha para escrever o livro sobre a vida do mais famoso matador de toiros dessa época, a que deram o título "Ou porás luto por mim", inspirados na célebre frase que "El Cordobés" disse a sua irmã no dia em que enfrentou pela primeira vez um toiro: "Esta tarde, ou te comprarei uma casa, ou porás luto por mim".

O livro, com o título "El Cordobés", foi publicado em Portugal pela primeira vez nesse ano de 1967 pela Editora Bertrand, quando era já top de vendas em todo o mundo.

Manuel Benítez "El Cordobés" era a lendária figura do toureio nessa década de 60 e um dos grandes mitos da sociedade a nível mundial. Privava com o Generalíssimo Franco, fora recebido por Kennedy, convidado pelos Beatles a entrar com eles num filme (recusou), tomou chá em Londres com a Rainha de Inglaterra, era capa da revista "Life" e estrela na BBC.

Quando apresentou em Sevilha em 2010 a reedição do livro, Dominique Lapierre disse que a obra que escreveu com Larry Collins era "parte do património nacional da História de Espanha", já que retrata a Espanha do pós-guerra civil até aos finais dos anos 60 através da história de sacrifício e superação partindo da miséria: a vida taurina de "El Cordobés" - como hoje refere o site espanhol mundotoro.com, a propósito do 55º aniversário da primeira edição do famoso livro.

Fotos D.R.

Larry Collins e Dominique Lapierre, autores do livro


A par do Beatles, "El Cordobés" foi uma das mais famosas
figuras mundiais da década de 60
O famoso toureiro em 1980 com o Dr. Fernando Teixeira e
Miguel Alvarenga quando deu em Badajoz uma grande 
entrevista ao jornal "O Diabo" de Vera Lagoa

Capa do livro reeditado em Espanha em 2010