Diogo Peseiro ontem em Mourão: uma imagem que resume a entrega e a atitude da juventude no arranque da temporada |
O público aficionado acorreu ontem à praça de toiros de Mourão para assistir ao festival (novilhada) que deu o arranque à nova temporada, preenchendo três quartos da lotação. Uma tarde de entusiasmo no regresso do espectáculo que todos amamos e que ficou marcado por um importante toque de futuro pelos êxitos de todos os jovens participantes.
Excelentes lides a cavalo dos praticantes Joaquim Brito Paes, António Ribeiro Telles (filho) e Tristão Ribeiro Telles Guedes de Queiroz, três dos mais destacados valores da nova geração e brilhantes faenas dos três novilheiros em praça, o português Diogo Peseiro (foto de cima, extraordinário nos três tércios, demonstrando decisão e atitude) e os espanhóis Manuel Perera (um caso!) e Erik Olivera.
Pegaram os Amadores de São Manços com intervenções a cargo dos forcados Alexandre Rocha (à primeira), Luis Caeiro e João Santos (ambos à terceira tentativa).
Foram lidados quatro bons novilhos de Paulo Caetano (primeiro, segundo, quinto e sexto) e dois também de boa nota de Murteira Grave (o terceiro, lidado por António Telles e o quarto por Peseiro).
O primeiro festejo da temporada foi bem dirigido por Agostinho Borges, que esteve ontem assessorado pelo médico veterinário Matias Guilherme. Ao início do espectáculo guardou-se um minuto de silêncio em memória do cavaleiro Vasco Taborda e de todos aqueles que morreram desde o início da pandemia.
Nota importante, como bem referiu Hugo Calado no site toureio.pt, para a presença de vários políticos de todas as cores a apoiar a tauromaquia, nomeadamente os presidentes das Câmaras de Mourão, João Fortes (PSD); de Vila Viçosa, Inácio Esperança (PSD); de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão (PS); do Redondo, David Galego (PSD); de Sousel, Manuel Valério (PS); e o presidente da Assembleia Municipal do Redondo, José Luis Mónica (PSD); bem como o presidente da Concelhia do PS de Reguengos de Monsaraz, Jorge Nunes.
Lamentável, só, a poeirada que durante toda a tarde sujou os aficionados. Falha grave da organização. Não havia água em Mourão? Os alguns toureiros não quiseram a praça regada? A ver se no sábado isso não acontece...
Foto Maria Rosa Quintana