É "delicado e complicado" o estado de saúde do matador de toiros mexicano (de origem francesa) André Lagravere "El Galo", vítima de grave cornada ontem quando toureava de capote o primeiro toiro do seu lote, da ganadaria San Pablo, na praça de Tecolotlán (Jalisco) e segundo o boletim médico o prognóstico continua a ser "reservado" e pendente da evolução que vier a registar-se.
"El Galo" sofreu uma cornada de 4 centímetros de diâmetro no tórax esquerdo e outra com orifício de entrada de 5 centímetros na coxa esquerda, com quatro trajectórias, com hematoma e lesão longitudinal da veia femural.
O toureiro foi transportado ao Hospital de Guadalajara, onde foi operado pela equipa do Dr. Francisco Preciado. A intervenção cirúrgica durou três horas.
André Lagravere, de 23 anos - nasceu em Mérida, Yucatán, no México, a 12 de Julho de 1999 - é filho do antigo matador de toiros francês Michel Lagravere (que foi padrinho da alternativa de matador de toiros do toureiro luso Paco Duarte) e irmão do também matador Michelito Lagravere.
"El Galo" recebeu a alternativa a 27 de Outubro de 2019 na praça mexicana de Mérida, apadrinhado por Enrique Ponce, com o testemunho de Octavio García "El Payo", com toiros de Fernando de la Mora.
Fotos Emílio Méndez
Sequência da impressionante colhida de "El Galo", captada pelo repórter Emílio Méndez e, em baixo, o boletim médico do Hospital de Guadalajara |