No próximo dia 24 de Maio, conforme já aqui se noticiou, o toureiro português João Silva "Juanito" confirmará a sua alternativa em Las Ventas, Madrid, na mais importante feira taurina do mundo, a de Santo Isidro, que regressa após dois anos de interrupção provocados pela pandemia.
É também a confirmação do regresso de um toureiro a pé português à praça de toiros mais importante do mundo e, 26 desesperantes anos depois, Portugal volta a ter uma presença exclusiva entre os melhores do planeta tauromáquico.
José Luis Gonçalves e Pedrito de Portugal foram os últimos matadores nacionais que confirmaram as alternativas em Madrid.
No cartel de 24 de Maio, "Juanito" alternará com Daniel Luque e José Garrido e serão lidados toiros da ganadaria Valdefresno.
Ainda com 22 anos, João Silva "Juanito" preenche um lugar há muito vazio na tauromaquia nacional. Mas o seu talento, a sua valentia e a sua ambição sempre permitiram acreditar numa caminhada iniciada em Monforte e que desde há dez anos está sediada em Badajoz.
"Juanito" foi o grande triunfador da temporada transacta em Portugal e em Espanha evidenciou tantos e raros dotes que tudo aponta para que em 2022 venha a ser um dos nomes mais sonhados.
Ainda no último sábado, "Juanito" recebeu em Vila Franca de Xira, pelo segundo consecutivo, o importante troféu com que o Clube Taurino Vilafranquense o distinguiu como matador triunfador da temporada de 2022 na centenária praça "Palha Blanco".
Como já esta manhã aqui referimos, o novo ídolo do toureio português esteve ontem na Monumental de Madrid na gala de apresentação dos cartéis da Isidrada - na foto de cima, com Morante de la Puebla e, em baixo, com os seus apoderados Rui Bento e Joaquín Domínguez.
Fotos D.R.
