Quem sai aos seus, não degenera - diz o povo e tem razão. Neste caso, a velha máxima aplica-se que nem uma luva. Duarte Fernandes é sobrinho de uma das primeiras figuras do toureio a cavalo, Rui Fernandes, filho de sua irmã Dulce. E desde cedo, a par dos estudos, sonhou conquistar também um lugar ao sol no mundo dos toiros e dos cavalos. Hoje, ultrapassada a fase em que o referenciavam como promessa, é já uma das grandes certezas da nova vaga de cavaleiros tauromáquicos. E no próximo domingo tem o seu primeiro grande compromisso da temporada actuando no Cartaxo ao lado do tio, de João Salgueiro (que reaparece) e do filho deste, João Salgueiro da Costa. Em vésperas do importante acontecimento, Duarte falou ao “Farpas”. Calma e tranquilamente, seguro e directo, tal como toureia.
Entrevista de Miguel Alvarenga
- Uma corrida especial e uma responsabilidade acrescida, certamente. Que significado tem para ti este arranque de temporada no Cartaxo no próximo domingo?
- O significado que esta corrida do Cartaxo tem para mim é muito, pois tenho uma enorme vontade de começar a temporada 2022 e nada melhor que num cartel tão especial como este.
- É um toureiro que ainda tive a oportunidade de ver várias vezes e sempre ouvi os comentários do meu avô Rui e do meu tio sobre a sua figura e a sua arte, melhores comentários eram impossíveis àcerca do grande toureio que é João Salgueiro, o que me motiva muito poder compartilhar cartel com ele neste dia tão especial para o Maestro e para todos os aficionados.
- Tenho muita ilusão em tomar a alternativa no meu país, mas esse dia chegará de forma natural e não forçada, como foi o caso de Arles. Quando se proporcionar, estarei preparado certamente!
- Domingo vai ser uma tarde de competição no Cartaxo entre dois Fernandes e dois Salgueiros. Preparado e moralizado para triunfar, Duarte?
- Preparo-me todos os dias para que, no Cartaxo e nas outras praças, saia com ganas de triunfo, ainda mais na idade que tenho. Encaro todas as corridas com a mesma ambição de triunfo, sejam elas onde forem!
- Em que corridas mais te vamos ver esta temporada?
- Em Portugal, no festival de Coruche a 13 de Maio e no final de Julho no Montijo. São as corridas que estão certas por cá. Em Espanha toureio dia 15 de Maio a primeira da temporada, mas haverá mais, certamente.
Fotos M. Alvarenga e D.R./Duarte Fernandes/Facebook