Antigo forcado e actual membro da dinâmica Associação "Praça para Todos", que gere a praça do Cartaxo, é contudo na qualidade pessoal de aficionado cartaxeiro que Vitor Teixeira Santos (na foto, domingo, na grande corrida realizada na praça ribatejana) endereçou hoje esta carta ao presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) alertando para a anomalia de se continuarem a realizar corridas de toiros sobrepostas umas nas outras. "O rei vai nu", alerta este aficionado. Publicamos na íntegra a carta, com a qual concordamos a 200 por cento:
Assunto: Sobreposição de datas de Corridas de Toiros com datas Tradicionais
Exmº Senhor Presidente da APET:
Quero desde já esclarecer que estas linhas são da minha inteira responsabilidade, como cartaxeiro e como aficionado que sou, e em nada compromete a Associação da qual faço parte. Escrevo porque entendo que as coisas, a manterem-se assim, só prejudicam a Festa, não sabendo, por enquanto, quem beneficia com o estado a que isto chegou, na certeza, porém, de quem sai prejudicado é a Festa e o público, e alguém tem que dizer que "o rei vai nu".
Não tendo por defeito a mania da “teoria da conspiração” nem da perseguição, nem querendo acreditar que se trata de uma “cabala” contra o Cartaxo, vamos, no entanto, aos factos:
Uma Empresa que, dista do Cartaxo cerca de 30 km's, que anuncia as sua datas das corridas que pretende levar a efeito desde Dezembro de 2021 para 7 e 8 Maio, e que informa as novas datas no mesmo dia que soube que o Cartaxo iria levar a efeito a Tradicional Corrida de 1 de Maio integrada nas Festas do Vinho é coincidência? Claro que sim.
Outra Empresa que já tinha levado a Praça de Toiros do Cartaxo por um ano, sabia as datas tradicionais do Cartaxo, nomeadamente a data mais forte que é integrada nas Festas da Cidade do Cartaxo, no S. João Padroeiro da Terra no final de Junho, imediatamente, aliás, no dia seguinte, ao anúncio que o Cartaxo iria realizar a Corrida de Toiros das Festas da Cidade no dia 25 de Junho, anuncia uma Corrida a cerca de 50 km's de distância do Cartaxo, coincidência? Claro que sim.
Resta-nos acreditar que, pelos factos, as distâncias estão a aumentar e que a próxima corrida, a coincidir com outra no Cartaxo, seja a mais de 100 km's.
Saudações Tauromáquicas
Vitor Teixeira Santos
Foto M. Alvarenga