Steve McCurry em 2017 em Portugal com João Ribeiro Telles e sua Mulher |
Miguel Alvarenga - Até 22 de Janeiro, não perca - por nada deste mundo! - a fantástica exposição "Icons" que celebra os 40 anos de profissão de Steve McCurry, um dos maiores fotógrafos contemporâneos, cujo retrato mais célebre será, provavelmente, o da Rapariga Afegã, que em 1997 foi capa da revista "National Geographic".
A exposição, uma viagem cultural a países como o Afeganistão, Índia, Sudoeste Asiático, África, Itália e Brasil, com passagem por Nova Iorque no dia do atentado às Torres Gémeas, está patente ao público em Lisboa na Cordoaria Nacional (10h-20h, fecha às segundas-feiras, entrada 10€).
Norteamericano, Steve McCurry começou a sua carreira de fotojornalista cobrindo a invasão soviérica do Afeganistão, onde utilizou vestimentos típicos para se disfarçar e esconder o seu equipamento. As sua imagens foram publicadas em todo o mundo e Steve McCurry acabou ganhando a Medalha de Ouro Robert Capa para a melhor reportagem fotográfica no exterior.
São também famosas as suas fotos em outros cenários de conflito no mundo, entre os quais o Cambodja, as Filipinas, o Líbano e a guerra Irão-Iraque. Mas a foto que o celebrizou (em cima) foi, como atrás se referiu, a de Sharbat Gula, a Rapariga Afegã.
"Tudo começou uma manhã em Peshawar, no Paquistão. Estava num campo de refugiados de Afeganistão e ouvi um zumbido intenso que atravessava uma cortina e finalmente descobri que era uma escola. A professora permitiu-me fotografar as meninas. E de seguida fixei-me nesta menina com um olhar incrível. Sentou-se sózinha num canto".
E acrescenta:
"Sabia que era um retrato importante pela profundidade dos seus olhos. Falam da tristeza do povo afegão (...). Não estive mais que uns minutos fotografando-a. Olhou-me com curiosidade, já que era a primeira vez que via uma câmara e lhe faziam uma foto. Ao cabo de um ou dois minutos saiu correndo e foi embora. Foi assim que fiz provavelmente a fotografia mais importante da minha vida".
27 anos depois, Steve McCurry reencontrou Sharbat Gula:
"Durante os últimos 27 anos, nunca se deixou de prestar atenção a esta menina. Mas o melhor da história foi que a conseguimos reencontrar. Foi em 2002. Tínhamos o desejo de a encontrar e de a apoiar e aos seus filhos, dando-lhes uma educação e um lar permanente. E conseguimo-lo! Esta é realmente a melhor parte de história".
Steve McCurry esteve em Maio de 2017 em Portugal, onde efectuou várias reportagens, uma das quais sobre o mundo dos cavalos, tendo estado nessa altura em Coruche, na Herdade da Raposeira, com o cavaleiro João Ribeiro Telles (na foto de cima, com sua Mulher e o famoso fotógrafo).
Se gosta de fotografia, não deixe de visitar a exposição na Cordoaria Nacional (Belém). Se não gosta, veja-a, que passa a gostar!
Fotos @ Icons/Steve McCurry, M. Alvarenga e D.R.