Maestro Moura em dois festejos no fim-de-semana da Páscoa e "Juanito" no sábado em Barcarrota com Graves |
Longe vão os tempos (eram outros e a Festa era também outra...) em que a temporada nacional se inaugurava no Domingo de Páscoa sempre com uma corrida mista na outrora primeira praça de toiros do país, a do Campo Pequeno.
Hoje, nesta altura do campeonato, já se realizaram vários festivais e já cá cantam duas grandes corridas de toiros, a de 19 de Março em Santarém e a de ontem em Almeirim.
A tradição da Páscoa taurina continua, contudo, a realizar-se e para o próximo fim-de-semana estão anunciados 6 festejos em arenas nacionais e há ainda a destacar a presença de toureiros lusos além fronteiras: "Juanito" toureia no sábado em Barcarrota, província de Badajoz, abrindo a sua temporada enfrentando toiros de Murteira Grave; no Domingo de Páscoa, João Moura Caetano actua em La Garrovilla, também na província de Badajoz; e na segunda-feira, João Ribeiro Telles toureia em Arles (França), na corrida de rejoneio da Feira de Páscoa.
No próximo sábado, teremos um dia em cheio em Santo Aleixo, com concurso de pegas de manhã e festival à tarde; e também um festival em Serpa. No domingo, há corridas em São Manços e em Alpalhão. E segunda-feira, a tradição cumpre-se em Sousel.
No ano de comemoração do 45º aniversário da sua alternativa, o Maestro João Moura toureia em dois festejos no fim-de-semana da Páscoa: sábado no festival de Santo Aleixo e domingo na corrida dos Maestros em São Manços.
Recordamos os espectáculos a que pode assistir no próximo fim-de-semana e também a tradicional corrida de segunda-feira de Páscoa em Sousel:
SANTO ALEIXO - Sábado de Páscoa, 8, às 09h30 - Concurso de pegas (os dois grupos vencedores integram o cartel do festival à tarde). Grupos de Forcados de Montemor, Évora, Vila Franca de Xira, Tomar, Azambuja, Coruche, Alcochete, Amad. Chamusca, Aposento da Moita, Cascais, Portalegre, Caldas da Rainha, Arronches, Alter do Chão, Monforte, Académicos de Elvas, Redondo, Póvoa de S. Miguel, Amad. Coimbra, Monsaraz e Cartaxo.
SANTO ALEIXO - Sábado de Páscoa, 8, às 16h30 - Festival taurino. 5 novilhos-toiros de Sommer D’Andrade, Murteira Grave, Gregório de Oliveira, São Martinho e Irmãos Moura Caetano para João Moura, Francisco Cortes, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e Francisco Maldonado Cortes (presta provas para cavaleiro praticante). 2 grupos de forcados (os vencedores do Concurso de Cernelhas da manhã).
SERPA - Sábado de Páscoa, 8, às 16h30 - Festival taurino. 7 novilhos-toiros de António Raul Brito Paes, Sesmarias Velhas do Guadiana, Varela Crujo Herds., Ascensão Vaz (3) e Herdade de Pégoras para Tito Semedo, Marcos Bastinhas, Miguel Moura, Salgueiro da Costa, Joaquim Brito Paes e os praticantes António Telles (filho) e Tristão Telles de Queiroz. Forcados Real de Moura, Ramo Grande e Beja.
BARCARROTA (Espanha) - Sábado de Páscoa, 8, às 18h00 (hora espanhola) - Corrida de toiros mista. 4 toiros de Murteira Grave e 2 novilhos-toiros de La Cercada para David Fandilla "El Fandi", João Silva "Juanito" e o novilheiro Sérgio Domínguez "El Mella" (debute com picadores).
ALPALHÃO - Domingo de Páscoa, 9, às 16h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Adriano Ferreira para Ana Batista, Ana Rita e Parreirita Cigano. Forcados da Tertúlia T. Montijo, Portalegre e Redondo.
SÃO MANÇOS - Domingo de Páscoa, 9, às 16h30 - Corrida à portuguesa/Concurso de Ganadarias. 6 toiros de Veiga Teixeira, Condessa de Sobral, Maria Guiomar Cortes Moura, Passanha, Engº Luis Rocha e São Martinho para João Moura, António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol. Forcados de Évora e São Manços.
LA GARROVILLA (Espanha) - Domingo de Páscoa, 9, às 18h00 (hora espanhola) - Corrida de rejoneio. 5 novilhos-toiros de Herdeiros de Bernardino Píriz para João Moura Caetano e Sebastián Fernández, mano-a-mano.
ARLES (França) - 2ª feira, 10, às 11h00 (hora francesa) - Corrida de rejoneio/Feira de Páscoa. 6 toiros de San Pelayo para João Ribeiro Telles, Lea Vicens e Guillermo Hermoso de Mendoza.
SOUSEL - 2ª feira, 10, às 17h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Casa Prudêncio para Ana Batista, Joaquim Brito Paes e o praticante Diogo Oliveira. Forcados de Coruche, Arronches e Monforte.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e M. Alvarenga