João Vasco Lucas e Margarida Calqueiro (em baixo): novos empresários tauromáquicos aprovados pela APET |
Há quatro novas empresas taurinas, que na última quinta-feira ficaram aprovadas e foram aceitas no seio da Associação Portuguesa de Empresários Taurinos (APET) na Assembleia-Geral ordinária em que se elegeram os novos corpos sociais e em que Paulo Pessoa de Carvalho regressou à presidência da Direcção, substituindo o demissionário Ricardo Levesinho.
No comunicado enviado às Redacções, a APET anunciou apenas que tinham sido aprovadas as propostas de adesão de quatro empresas novas, sem contudo referir quem eram elas. O "Farpas" conta-lhe.
Uma é uma associação liderada por João Vasco Lucas, antigo forcado dos Amadores de Lisboa, que esta temporada se estreia como apoderado na equipa do jovem cavaleiro Joaquim Brito Paes.
Outra tem como cabeça de cartaz Margarida Calqueiro, a namorada do empresário Rafael Vilhais, agora também dedicada à comunicação social e principal responsável pelo site "Tauronews", embora este continue a ser dirigido por Francisco Mendonça Mira (mais afastado dessas lides jornalísticas neste momento, dadas as suas funções de apoderado do cavaleiro João Moura Jr.). A nova empresa de Margarida vem, ao que sabemos, substituir a de Rafael Vilhais.
Uma outra empresa tem como gerente o cavaleiro tauromáquico Agostinho Silva (foto de baixo), de Castro D'Aire, um aficionado romântico à maneira antiga, que em 25 de Julho de 2009 tomou a alternativa na "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, apadrinhado por Luis Rouxinol, com o testemunho de Rui Fernandes e dos forcados de Évora e Vila Franca, frente a uma séria corrida de Murteira Grave. Não voltou a tourear depois do doutoramento, mas tem agora uma praça portátil e projecta realizar algumas corridas.
Finalmente, a quarta empresa que passa a integrar a APET é uma associação de aficionados da vila alentejana de Monforte a que estão ligados também antigos forcados.
Fotos M. Alvarenga e D.R.
Agostinho Silva: cavaleiro-romântico torna-se empresário |