A boa nova é dada hoje pelo site touroeouro.com: o Museu Taurino do Campo Pequeno, encerrado desde o início da pandemia, vai finalmente reabrir e isso pode acontecer a 14 de Julho, no dia da primeira corrida da temporada lisboeta.
O primeiro Museu do Campo Pequeno, inaugurado no ano de 1937 (foto de baixo), viu o seu espólio misteriosamente desaparecido nos anos 80, quando ali foi empresário o saudoso matador de toiros Fernando dos Santos - que em vida nunca explicou o que aconteceu ao valioso espólio desse espaço.
O novo Museu foi inaugurado em Junho de 2015, quando a praça era gerida por Paula Mattamouros, por Rui Bento e por João Gonçalves (actual administrador da nova empresa gestora do Campo Pequeno) e o acto contou com a presença de António Prôa, hoje deputado do PSD, ao tempo vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
O espólio inicial do novo Museu pertence ao Grupo Tauromáquico "Sector 1" (estava na sua antiga sede) e foi entretanto enriquecido com valiosas peças oferecidas por toureiros e forcados, funcionando no primeiro andar do torreão direito da praça de toiros.
O Museu encerrou em 2020 devido à pandemia e a empresa Plateia Colossal informou na altura no site oficial do Campo Pequeno que "logo que seja possível a reabertura do nosso espaço museológico transmitiremos essa informação".
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.