domingo, 4 de junho de 2023

Momentos (com chuva) das lides dos cavaleiros ontem em Santarém

Veja agora os melhores momentos (os possíveis, captados até ao quinto toiro em condições super adversas e com chuva permanente a cair-nos em cima...) das actuações dos cavaleiros Rui Fernandes (que toureou os toiros de Manuel Veiga e Dr. António Silva, alcançando valoroso triunfo neste segundo do seu lote, um toiro exigente e complicado, que lidou com verdade e emoção, arriscando tudo num piso perigoso); João Moura Jr. (bem no seu primeiro toiro, um Vinhas com 635 quilos, superior no segundo, quinto da ordem, o magnífico exemplar de Murteira Grave que ganhou o Concurso de Ganadarias e frente ao qual Mourinha se agigantou numa lide galvanizante); e João Ribeiro Telles (a impor-se primeiro ao toiro de Assunção Coimbra que não foi pêra doce; estando depois em grande plano no último, um sério toiro de Veiga Teixeira com 630 quilos, que lidou e toureou de forma empolgante).

Os toureiros - e em particular o director de lide, que era Rui Fernandes - entenderam que não havia perigo para eles, apesar das condições do piso, e só eles poderiam ter suspendido a corrida. A empresa e a directora de corrida Ana Pimenta deveriam ter suspenso a corrida, mas para isso precisavam que os toureiros o tivessem imposto. E como não o fizeram...

Já hoje, em declarações ao "Farpas", Diogo Sepúlveda, da Associação Sector 9, anunciou que "a seu tempo e pelos canais formais, faremos os nossos comentários relativos à corrida de ontem e ao episódio 'chuva'".

Destaque para o facto de os cavaleiros terem feito as cortesias em conjunto (foto de cima) e não isolados, um a um, como é habitual, poupando tempo, parecia eles que estavam a adivinhar a tempestade que aí vinha.

Mais logo, não perca todas as fotos dos Encharcados (Famosos) que ontem resistiram à intempérie do primeiro ao quinto toiro, depois da fuga desenfreada para os corredores da praça no final das cortesias e quando caíu um dilúvio (trovoadas) impróprio deste mês de Junho... mas a fazer a vontade aos agricultores, fartos de seca, naquela que era a sua corrida anual, a da CAP.

Fotos M. Alvarenga



Apenas estes momentos da esforçada actuação de Rui 
Fernandes, sob grande chuvada e quase sem público nas
bancadas, ao primeiro toiro de Manuel Veiga











Actuação de maestria de Rui Fernandes no quarto, um
toiro exigente de Dr. António Silva




Foto Miguel Calçada

João Moura Jr. em bom plano na lide ao segundo toiro, o
exemplar da ganadaria Vinhas - muito bem apresentado

















No quinto, o belíssimo e bravo toiro de Murteira Grave, Moura Jr.
"acabou com o quadro"!










João Telles e a sua Quadrilha-Maravilha (Duarte Alegrete e 
Miguel Batista) numa boa actuação com o toiro de Coimbra















João Telles fechou a atribulada tarde com chave de ouro frente
ao imponente toiro de Veiga Teixeira. Empolgante! Duarte
Alegrete e Miguel Batista voltaram a marcar a diferença