A corrida desta tarde em Portalegre, anunciada como a do ano, ficou sobretudo marcada pelo enorme ambiente que se viveu na primeira e maior praça do Alentejo, fruto do brilhante trabalho que ali tem sido feito desde a temporada passada pelo dinâmica empresa Toiros com Arte. A praça "José Elias Martins" registou uma entrada a rondar os três quartos.
O confronto das duas ganadarias - Silva e Grave - (lidaram-se oito toiros, quatro de cada) foi ganho pela de Dr. António Silva, tendo a jovem ganadeira Sofia Silva dado merecida volta à arena no quarto toiro - que foi indultado e voltou para o campo. O júri estava composto por Manuel Mata, Guilherme Cary e Manuel Goes.
Os toiros de Dr. António Silva foram lidados em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar: e os de Murteira Grave em primeiro, sexto, sétimo e oitavo ligar.
João Moura Jr. (com duas lides empolgantes perfeitas e limpas) foi o grande vencedor deste confronto entre os quatro maiores cavaleiros da nova vaga, com Francisco Palha (duas lides monumentais, mas menos limpas e com alguns momentos de menor impacto) a milímetros do seu êxito. Estes dois foram, claramente, os grandes triunfadores deste despique.
Um mano-a-mano Moura/Palha com toiros de Silva poderia ser mesmo o próximo round para encher Portalegre!
Marcos Bastinhas e João Ribeiro Telles estiveram uns furos abaixo do seu melhor na primeira parte e deram depois já um ar das suas graças nos segundos toiros, sem contudo romperem com a força com que sempre o fazem.
Tarde grande para os forcados de Montemor e Portalegre, havendo que louvar o grupo da terra pela surpresa positiva com que marcou esta passagem pela sua praça.
Por Montemor pegaram Bernardo Dentinho (à terceira); o cabo António Cortes Pena Monteiro com o rabejador Francisco Godinho numa cernelha (à segunda); Francisco Borges, para variar, com um pegão imponente e magistral ao quinto toiro; e Vasco Carolino, muito bem, à primeira.
Por Portalegre foram caras Gonçalo Costa (à segunda); João Fragoso (à segunda, também); André Grilo (à primeira) e Ricardo Almeida, numa grande pega também ao primeiro intento.
A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes, que esteve assessorado pelo médico veterinário José Guerra.
Amanhã publicamos uma grande reportagem fotográfica de José Canhoto.
Foto D.R.