quarta-feira, 26 de julho de 2023

Efeméride: António Sécio despediu-se das arenas há 50 anos

Há exactamente meio século, neste mesmo dia 26 de Julho do ano de 1973, António Sécio despediu-se das arenas na praça de toiros do Campo Pequeno, na XI Corrida TV, deixando para trás uma carreira brilhante como forcado e passando a chefia dos Amadores do Montijo - de que fora segundo cabo, sucessor do fundador José Jacinto Carvalheira - a João Augusto Pina, tendo cada um pegado um toiro nessa noite.

O Grupo de Forcados Amadores do Montijo - hoje comandado pelo jovem e valoroso José Pedro Suissas - teve a sua estreia na Monumental do Montijo a 22 de Agosto de 1964 pegando um curro de toiros da ganadaria Rio Frio, sendo José Jacinto Carvalheira o cabo fundador.

António Sécio foi o segundo cabo sucedendo a Carvalheira em 1967 e comandando o Grupo até 26 de Julho de 1973, há precisamente 50 anos.

Ainda hoje lembrado como uma das maiores figuras dos forcados portugueses, António Sécio foi o forcado que na fatídica tarde de 16 de Outubro de 1966, pegou na arena do Campo Pequeno o toiro "Carvoeiro" da ganadaria Rio Frio - que colheu mortalmente o cavaleiro Joaquim José Correia (Quim-Zé) no dia em que comemorava o seu 21º aniversário natalício.


Fotos M. Alvarenga e D.R.


António Sécio (primeiro da esquerda) nos primeiros anos como
cabo do GFA do Montijo
Em 2014, na corrida de comemoração dos 50 anos do GFA do
Montijo, com os também saudosos cabos José Luis Figueiredo
e Rogério Amaro
António Sécio (primeiro da esquerda, ao lado de Rogério Amaro)
nessa mesma corrida comemorativa do 50º aniversário da
fundação do GFA do Montijo, na Monumental do Montijo (2014)