segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Um intervalo nas férias: voltei de baterias carregadas!

Cadelinhas de Monte Gordo! E em baixo, a carruagem da
Cinderela - que vamos trazer à Feira da Golegã! Sucesso!

Miguel Alvarenga - Não é propriamente um regresso definitivo das férias, apenas um intervalo... Continuamos "para bingo" em terras algarvias dentro de alguns dias, depois da Feira da Moita

Mas volto agora de baterias carregadas (íssimas!), depois de uns dias verdadeiros de férias, sem computador, sem telemóvel, desligado do mundo, só assim se pode descansar a sério. Com a Fatucha, claro, na agradável companhia dos Pestanas, meus amigos de infância, os primos Luis (mais a Ana, sua Mulher), em Monte Gordo, mas quase sempre em Ayamonte... onde as canhas e o jamón têm outro sabor! Ontem começou a chover, as gaivotas vieram para terra (fotos de baixo), mau tempo no canal...

Pelo meio, eu e o meu amigo Zé Pestana fechámos em Monte Gordo um negócio espectacular: alugámos a carruagem da Cinderela (foto lá de cima) e vamos fazer furor com ela na próxima Feira da Golegã! Preparem-se, que vai ser um sucesso do outro mundo! Ninguém vai falar de outra coisa!

Em Monte Gordo reencontrei, em excelente forma, felizmente, o Dr. Patacho de Matos, médico veterinário que durante anos prestou serviço nas nossas praças. Falámos do momento actual da Festa, dos desvios que se verificam, de como os tempos e as vontades mudaram. manifestou-me o seu entusiasmo de ir a Coruche ver "El Juli", comentámos e lamentámos os toques e retoques que os cavaleiros hoje em dia sofrem nos cavalos e que o público... aplaude. Como tudo está tão diferente...

Voltarei aqui às férias, tenho fotos para mostrar, sugestões para deixar a quem vá para aquelas bandas. Para já, um breve balanço do que se foi passando a nível tauromáquico - uma actualização, digamos assim, dos dias em que estive ausente. Mas sempre informado.

Triunfo memorável de Duarte Fernandes em Ronda. E também
de Francisco Palha (em baixo, numa espectacular foto de Maria
Mil-Homens). Ambos contratados para 2024!

Em Monte Gordo encontrei ontem a Maria João Mil-Homens e o Mário, vinham de Ronda, encantados com o triunfo do Duarte Fernandes (duas orelhas), com a forma em que se encontra e que pena as nossas empresas o continuarem a ignorar (vamos vê-lo na Moita! Levesinho não dorme em serviço...); vinham encantados também com a lide magistral do Francisco Palha, lide de duas orelhas... que perdeu com o rojão de morte (matou à terceira), mas mesmo assim ficou já contratado para a corrida goyesca do próximo ano, ele e o Duarte Fernandes.

Menos sorte teve Rui Fernandes, com um toiro complicado (ovação), duas orelhas cortou Andrés Romero (que arrancava aqui para nesse dia, o de sábado 2 de Setembro, bater o recorde e entrar no Guinness por tourear quatro corridas no mesmo dia - mais adiante já falarei desta proeza) e outras duas obteve Sebastián Fernández (sairam os dois em ombros com o Duarte - foto de cima). E Martim Ferrer cortou uma orelha. A empresa de Ronda (Rivera Ordoñez) a apostar forte nos portugueses e a prometer repetir essa intenção em 2024.

Nuno Casquinha cortou duas orelhas em Barrancos! Olé!

Na quinta-feira, Nuno Casquinha cortou as duas orelhas ao novilho-toiro de Couto de Fornilhos (fotos de cima) que lidou e estoqueou em Barrancos. Foi o único matador de toiros que esta temporada exerceu - legalmente - a sua profissão no seu país. Olé!

João Moura homenageado na sexta-feira em Estremoz

Na sexta-feira, houve grande corrida em Estremoz para homenagear João Moura pelos seus 45 anos de alternativa - antes da última encerrona que será já no próximo domingo em Portalegre.

E no sábado encerrou a temporada na Monumental do Montijo, com Moura Caetano em grande destaque.

"Juanito" sofreu uma colhida numa tenta em Espanha, lesionou-se num joelho, mas não vai faltar aos grandes compromissos que tem nos próximos dias em Portugal e em Espanha.

Tomás Bastos (foto de cima) teve um fim-de-semana em grande, com saídas em ombros em Azuaga (sábado, cortou três orelhas e um rabo!)) e em Orozkoko (domingo, cortou três orelhas!)) - a nova estrela do nosso toureio a pé soma e segue além-fronteiras. Deu brado na apresentação em público em Vila Franca (Colete Encarnado), vamos voltar a vê-lo no dia 12 na Feira da Moita. O empresário Ricardo Levesinho foi o único que apostou em Tomás Bastos - os outros continuam a dormir?...

Ontem, em Montemor-o-Novo, praça cheia em grande tarde de toiros, triunfos (ao que li) de António Telles e Salgueiro da Costa e dos Forcados de Montemor. Tarde grande, como sempre! Estava também anunciada uma corrida em Montemor-o-Velho, mas ficou cancelada pela chuva.

E agora, Andrés Romero. No último sábado, entrou para o Guinness (livro de recordes) por ter sido o primeiro rejoneador (cavaleiro) a tourear quatro corridas no mesmo dia. Começou em Ronda (Espanha), com um triunfo memorável de duas orelhas e saída em ombros, seguiu para Aldeia da Luz e Cuba e terminou à noite na Monumental do Montijo. Percorreu em mais de 11 horas um total de 575 quilómetros, fez três vôos de helicóptero (foto de baixo). Alcançou o desafio a que se propôs. Fez História. Mas é de inteira justiça aplaudir também António Nunes, o apoderado, o grande estratego deste feito histórico - que teve algum eco na imprensa espanhola (nomeadamente, no principal site taurino, o "Mundotoro") e foi quase ignorado pela imprensa portuguesa, onde Romero desfruta de enorme cartel. Porquê?...

Segue-se a Feira Taurina de Lisboa. Faça chuva, ou faça sol. Quinta-feira vem aí o génio Morante!

Fotos M. Alvarenga, D.R., Maria Mil-Homens e J. P. Pascual