O Grupo Tauromáquico "Sector 1" realiza na próxima quarta-feira 6 de Dezembro em Lisboa, no Restaurante “Aqui ao Lado” (Rua de Entrecampos, ao Campo Pequeno) o jantar de entrega de prémios triunfadores da temporada do Campo Pequeno e também os troféus de Incentivo e Mérito.
São estes os triunfadores da temporada na primeira praça do país:
- Melhor lide a cavalo - Miguel Moura (pela sua actuação no quarto toiro de António Charrua na corrida de encerramento da temporada a 8 de Setembro).
- Melhor faena a pé - Manuel Dias Gomes (pela sua faena ao sétimo toiro, da ganadaria Calejo Pires, na corrida de 7 de Setembro).
- Melhor pega - Francisco Borges, do GFA de Montemor (pela pega ao primeiro toiro de Murteira Grave na corrida de 24 de Agosto, com uma grande primeira ajuda do cabo António Cortes Pena Monteiro).
- Melhor peão de brega - Duarte Alegrete (pela sua intervenção no sexto toiro de Murteira Grave na noite de 24 de Agosto).
- Melhor par de bandarilhas - Pedro Noronha (primeiro par ao terceiro toiro da noite, de Varela Crujo, às ordens de Manuel D. Gomes, na noite de 7 de Setembro).
- Melhor toiro - "Saltarillo", nº 26, de 504 quilos, de Murteira Grave, lidado em quarto lugar por João Moura Jr. na corrida de 24 de Agosto).
E após três anos de interregno, a Direcção do Grupo Tauromáquico "Sector 1" volta esta quarta-feira a atribuir as distinções de Incentivo & Mérito.
Os prémios Incentivo foram atribuídos a cinco novos valores do nosso toureio a pé: os novilheiros Diogo Peseiro, João D'Alva, Gonçalo Alves, Tomás Bastos e António Grilo. Assim justificados pela Direcção do "Sector 1": "Incentivar jovens valores, e que este ano entendemos direcionar apenas para o toureio a pé, pela dificuldade que sentem e apoio que merecem, os nossos novilheiros portugueses, entre triunfos e colhidas… mas sempre na 'luta'”.
No que respeita ao troféu ao Mérito, foi distinguido o Museu Taurino Ramagens, Ouro e Prata de Alter do Chão, uma obra criada por Marco Gomes.
Justifica a Direcção do "Sector 1": "Enaltecer entidades ou personalidades cujo trabalho recai na defesa e promoção da Tauromaquia. Um Museu Taurino tão bem cuidado e completo em pleno Alentejo é uma jóia rara de cultura taurina a preservar; quando cada vez mais os órgãos de comunicação generalistas fecham os olhos à Tauromaquia, tem que ser de enaltecer os que continuam a bater o pé e a sustentar programas taurinos nas rádios locais (bem-haja a estas também)".
As inscrições para o jantar (6 de Dezembro pelas 20h00 no Restaurante "Aqui Ao Lado" em Lisboa) devem as inscrições ser efectuadas até amanhã, dia 2 de Dezembro, limitadas à lotação da sala, através do e-mail:
grupotauromaquicosector1@gmail.com