Pablo Hermoso de Mendoza pôs ontem um ponto final nesta primeira parte da temporada de despedida das arenas, terminando a campanha mexicana iniciada a 29 de Setembro com um triunfo memorável em Cedral (San Luis Potosí) na praça de toiros "Frascuelo".
Ontem cortou duas orelhas, uma a cada um dos seus toiros, e recebeu diversas homenagens por parte da aficion mexicana na hora da despedida. A corrida iniciou-se com um espectacular fogo de artifício e terminou da mesma forma (fotos de cima) com a frase nos céus: "Hasta siempre Maestro!".
A empresa Cantauro descerrou no pátio de quadrilhas da praça "Frascuelo" uma placa alusiva à trajectória de Pablo Hermoso e aos seus muitos triunfos no México e até um dos toiros da ganadaria Santo Isidro, o sétimo da corrida, tinha o nome de "Cagancho" (foto em baixo) em homenagem ao célebre cavalo lusitano que foi estrela na quadra do rejoneador navarro e com o qual conquistou nos primeiros anos a aficion mexicana.
Nesta última corrida no México, antes do regresso à Europa - inicia a campanha em Espanha no próximo dia 15 nas Fallas de Valência e em Portugal no dia 24 (Domingo de Ramos) em Almeirim - Pablo Hermoso repartiu cartel com os matadores Diego Sánchez (orelha, silêncio e orelha no sobrero cuja lide ofereceu ao público) e Miguel Aguillar (duas orelhas e assobios depois de escutar dois avisos), que também sairam em ombros (foto de baixo) e ainda com o bezerrista Joaquín Macías (ovação), que abriu praça lidando um novilho da ganadaria San Isidro, a que pertenciam também os seis toiros lidados por Pablo e pelos dois matadores.
A praça registou uma enchente de "não há bilhetes". Pablo brindou a lide do seu último toiro no México a toda a sua equipa, quadrilha, irmão e filhos, que o acompanharam nesta derradeira campanha mexicana (foto em baixo).
Fotos Juan Andrés H. Mendoza/"Farpas"