Cinco anos depois de ter entrado na História como o primeiro rejoneaor mexicano a indultar um toiro na Monumental do México (29 de Dezembro de 2019), Emiliano Gamero (primeira foto de cima) voltou ontem a repetir esse feito, indultando o segundo toiro do seu lote na maior praça do mundo, o "Recuerdos", nº 19, cardeño, de 499 quilos, da ganadaria La Estancia. Obteve como prémio, a título simbólico, as duas orelhas e o rabo, deu volta à arena com os ganaderos e saíu apoteoticamente em ombros (fotos em baixo), reafirmando o seu estatuto de primeira figura do toureio a cavalo no México. Em breve estará de volta a Portugal e Espanha, dois países onde desfruta já de imenso cartel pelos triunfos que obteve nos últimos dois anos.
Emiliano Gamero indultou um toiro pela primeira vez na Monumental do México em Dezembro de 2019 - o "Gaspar", da ganadaria Vistahermosa, que foi pegado pelo luso-descendente George Martins Júnior, cabo dos Forcados Amadores de Turlock, da Califórnia.
Emiliano Gamero, que no seu primeiro toiro fora ovacionado, perdendo os troféus pelo desacerto com o rojão de morte, repartiu ontem cartel com o rejoneador espanhol Andy Cartagena (ovação no primeiro toiro e uma orelha no quarto da ordem) e o cavaleiro mexicano Fauro Aloi, que traja de casaco e tricórnio, à portuguesa (ovação nos dois toiros).
Estava ontem em disputa o troféu "Forca(do) de Ouro" para a melhor pega da corrida, galardão esse que foi ganho pelos nossos Forcados Amadores de Alcochete pelo conjunto das duas pegas - consumadas pelos consagrados Manuel Pinto (filho do histórico forcado António José Pinto, do mesmo grupo) e João Dinis - ambos ao primeiro intento.
Os Forcados de Alcochete competiam ontem na Monumental do México, praça onde se apresentavam pela segunda vez, com os grupos mexicanos de Amadores de México e Amadores de San Luis Potosí, que executaram as suas pegas cumprindo com mais ou menos dificuldades.
A votação no vencedor foi feita pelo público aficionado durante a transmissão televisiva da corrida, através das redes sociais da Plaza México.
Os Amadores de Alcochete obtiveram 45,1% dos votos, ou seja, maioria absoluta. Os Amadores de México alcançaram 28,4% e os de San Luis Potosí tiveram 26,5%.
Fotos Plaza México/Facebook, suertematadortoros.com e NTR/Toros