terça-feira, 30 de abril de 2024

Maio - o "mês louco" da empresa Toiros com Arte

Gerem 14 praças de toiros, projectam realizar 34 festejos nesta temporada, anunciam as maiores figuras do toureio de Portugal e Espanha, os melhores grupos de forcados e as mais sérias ganadarias. Jorge Dias e Samuel Silva, antigos forcados elvenses, apareceram no mundo empresarial taurino há dois anos e neste de 2024 perfilam-se como os empresários mais poderosos do país. 

Ficaram à frente de algumas das principais praças de toiros nacionais, até chegaram ao Campo Pequeno, onde agora são parceiros de Luis Miguel Pombeiro. Maio, que amanhã arranca, é o "mês louco" dos novos empresários: anunciam 6 grandes corridas, sorteiam pelos espectadores um Fiat 500 na corrida de dia 18 no Montijo... e ainda pode haver mais surpresas!

Depois de um início de temporada azarado, com três festivais cancelados por chuva (dois deles adiados para novas datas e depois novamente suspensos - ou seja, um total de cinco cancelamentos) que estavam agendados para Coruche, Santo Aleixo e Santo António das Areias, apenas com um festejo realizado (a tradicional corrida de Páscoa em Sousel), a empresa Toiros com Arte de Jorge Dias e Samuel Silva (ambos na foto de cima, jovem dupla de antigos forcados elvenses, hoje transformados nos mais poderosos empresários taurinos nacionais) perfila-se para levar por diante um mês de Maio recheado de importantíssimas corridas (seis no total) - finalmente (espera-se que as previsões se cumpram!) já sem chuva e com bom tempo.

Coruche constituiu o primeiro azar dos novos empresários. Chegaram a realizar de manhã, no dia 24 de Fevereiro, um concurso de pegas, mas já não foi possível levar por diante o festival taurino dessa tarde, que passou para 6 de Abril - mas ficou cancelado nesta nova data novamente por chuva.

Seguiu-se outro festival taurino em Santo Aleixo, também com concurso de pegas matinal, no sábado de Páscoa, 30 de Março. Ainda se realizaram as pegas, mas também aqui não foi possível, por chuva, ir por diante com o festival taurino da tarde. Ficou adiado para 20 de Abril, mas o mau tempo voltou a deitar tudo por terra, acabando o festival por ficar cancelado.

Por fim, esteve também anunciado para o último sábado, 27 de Abril, um terceiro festival taurino em Santo António das Areias, mas as previsões (que se confirmaram) de mau tempo para esse dia levaram a empresa a decidir o cancelamento na quinta-feira anterior.

Pelo meio, em quatro festejos anunciados, a Toiros com Arte apenas conseguiu realizar um, a corrida de segunda-feira de Páscoa, 1 de Abril, em Sousel, que apesar de ser Dia das Mentiras, aconteceu de verdade e foi um sucesso de praça esgotada.

A nova empresa, que se estreou há dois anos gerindo pequenas praças alentejanas - como Santo Aleixo e Santo António das Areias, e depois a da Terrugem (Elvas) numa primeira parceria com a Ovação e Palmas de Luis M. Pombeiro -, depressa estendeu o seu campo de acção passando a gerir também as importantes praças de Portalegre e Coruche.

Este ano, concorreu e ganhou as do Montijo e Chamusca. E anunciou também uma parceria com a Ovação e Palmas que a coloca na co-gestão de alguns dos mais importantes palcos da tauromaquia nacional, como o Campo Pequeno e Alcácer do Sal

Também este ano, Jorge Dias e Samuel Silva anunciaram uma outra parceria com o empresário Paulo Vacas de Carvalho para a realização da corrida de Maio (dia 11, sábado) em Montemor-o-Novo, não estando afastada a possibilidade de virem a manter esta união na organização da corrida de Setembro.

Ao todo, a Toiros com Arte gere (até ver... não vá aparecer mais alguma surpresa!) as praças do Montijo, Coruche, Portalegre, Chamusca, Terrugem, Sousel, Santo Aleixo e Santo António das Areias; e, em parceria com Luis Miguel Pombeiro, as do Campo Pequeno, Azambuja, Alcácer do Sal, Idanha-a-Nova e Vila Nova da Barquinha.

No total, são 14 praças, nas quais se prevê em 2024 a realização de 34 espectáculos.

Só neste mês de Maio (cartéis em baixo), a Toiros com Arte leva a efeito seis corridas com as maiores figuras do toureio nacional e ainda duas grandes figuras de Espanha, o matador António Ferrera (no dia 9 na Chamusca) e o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza (no dia 25 em Portalegre).

Já no próximo sábado, dia 4, promove a primeira de duas corridas que compõem a Feira Taurina da Ascensão na Chamusca, sendo a segunda na quinta-feira, dia 9, a tradicional quinta-feira da Espiga; no dia 11 será a corrida em Montemor-o-Novo; dia 18 a primeira da temporada na Monumental do Montijo (um cartel aliciante com o sorteio de um Fiat 500 entre os espectadores!); dia 25 em Portalegre; e dia 26, a tradicional corrida da Feira de Maio em Azambuja (ainda com cartel não anunciado).

Para já e faltando apenas conhecer o cartel de dia 26 em Azambuja, são estas as corridas do mês de Maio da empresa Toiros com Arte:

CHAMUSCA - Sábado, 4, às 17h30 - Corrida à portuguesa/Feira Taurina da Ascensão/Comemoração do 40º aniversário do GFA do Aposento da Chamusca. 6 toiros de Canas Vigouroux para os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Miguel Moura. Forcados do Aposento da Chamusca (antigos e actuais).


CHAMUSCA - 5ª feira, 9, às 18h00 - Corrida mista/Feira Taurina da Ascensão. 6 toiros de Passanha (4 para as lides a cavalo) e Murteira Grave (2 para as lides a pé) para os cavaleiros Francisco Palha e António Telles Filho, forcados da Chamusca e Aposento da Chamusca, e o matador António Ferrera.


MONTEMOR-O-NOVO - Sábado, 11, às 17h00 - Corrida à portuguesa/Concurso de ganadarias. 6 toiros de Dr. António Silva, Murteira Grave, Fernandes de Castro, Canas Vigoroux. Pégoras e São Martinho para os cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas. Forcados de Montemor e Acoruche.


MONTIJO - Sábado, 18, às 16h00 - Corrida à portuguesa de celebração do 65º aniversário do GFA da Tertúlia Tauromáquica do Montijo. 6 toiros de Fernandes de Castro para os cavaleiros Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves, João Moura Jr., Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Joaquim Brito Paes. Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo. Será sorteado um Fiat 500 pelos espectadores.


PORTALEGRE - Sábado, 25, às 17h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha para os cavaleiros João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza (rejoneador) e Marcos Bastinhas. Forcados de Évora e Portalegre.


AZAMBUJA - Domingo, 26, às 16h30 - Corrida da Feira de Maio. Cartel a anunciar.


Foto M. Alvarenga