No ano em que se despede das arenas e celebra 40 anos de alternativa, o cavaleiro Rui Salvador toureia pela última vez na praça da sua cidade, a de Tomar - tauródromo que tem o nome de seu saudoso pai, José Salvador - exactamente no dia em que se comemora a efeméride - sexta-feira 9 de Agosto.
Rui Salvador tomou a alternativa a 9 de Agosto de 1984 no Campo Pequeno na 9ª Corrida da Rádio (célebres corridas organizadas por Virgílio Palma Fialho, do desaparecido programa radiofónico "Sol e Toiros", que esgotavam sempre a primeira praça do país na primeira quinta-feira do mês de Agosto - outros tempos, outras vontades...), apadrinhado por José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura. Pegaram os forcados de Montemor e de Lisboa e lidaram-se toiros da ganadaria espanhola de João Moura.
Nesta comemoração dos 40 anos da sua alternativa e, em simultâneo, na noite da despedida na praça da sua terra, Rui Salvador terá como companheiros de cartel dois dos mais categorizados cavaleiros da actualidade, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas.
Pegam os forcados de Tomar e da Chamusca e lidam-se seis imponentes toiros da ganadaria Fontembro (fotos em baixo).
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.