Ontem, 20 de Agosto, cumpriram-se 32 anos sobre a noite em que se realizou a corrida de gala à antiga portuguesa comemorativa do centenário da praça de toiros do Campo Pequeno - foi a 20 de Agosto de 1992 e a empresa que geria a Catedral era a Sociedade de Actividades Tauromáquicas (SAT), composto pelos empresários Jorge Pereira dos Santos, Mário Freire, Quintano Paulo, seu filho José Manuel Ferreira Paulo, António Paes de Sousa e Fernando Camacho.
O cartel da gala comemorativa dos 100 anos do Campo Pequeno (em cima) era composto pelos cavaleiros José Maldonado Cortes, Luis Miguel da Veiga, Paulo Caetano, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol e Nuno Pardal e pelos forcados de Santarém e Vila Franca, ao tempo respectivamente capitaneados por Carlos Grave e Jorge Faria.
E já agora, recuemos mais alguns anos no tempo para recordar (em baixo) outro cartaz, este comemorativo do 75º aniversário da inauguração do Campo Pequeno, a 18 de Agosto de 1966, na era de glória da gestão do grande Manuel dos Santos.
Foram lidados oito toiros (como amanhã acontecerá na corrida da reentre) de ganadarias portuguesas e espanholas - Manuel Assunção Coimbra, Atanázio Fernández, Oliveira Irmãos, Carlos Nuñez, Pinto Barreiros, Felipe Bartolomé, Mário e Manuel Vinhas e Joaquín Buendia.
E o cartel estava formado pelos cavaleiros José Mestre Batista e o espanhol Álvaro Domecq; pelos matadores Armando Soares e José Júlio; e pelos Forcados Amadores da Escola Agrícola de Évora, capitaneados por José Pereira Baptista.
Recordar é viver! E amanhã voltamos ao Campo Pequeno!
Foto M. Alvarenga