A empresa Tauroleve de Ricardo Levesinho montou uma extraordinária Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, apresentando na centenária "Palha Blanco" uma espectacular novilhada na noite de sábado 5 (feriado nacional), uma monumental corrida mista no domingo 6 e a tradicional corrida de exaltação aos Forcados de Vila Franca na terça-feira 8 à noite com um cartel de seis cavaleiros-figuras a uma alternativa. No dia 12 haverá um Concurso Internacional de Recortadores.
Mais coisa, menos coisa, os elencos são praticamente aqueles que o "Farpas" adiantara esta semana, apesar de algumas alterações de última hora.
Na novilhada de sábado 5 de Outiubro (22h00), anunciada como um Acontecimento Mundial, toureiam mano-a-mano o espanhol Marco Pérez e o nosso Tomás Bastos, com seis novilhos de Álvaro Nuñez.
No domingo 6 de Outiubro (17h00), lidam-se 8 toiros - dois de Veiga Teixeira e dois de Ribeiro Telles para as lides a cavalo; e quatro de Nuñez Tarifa para as lides a pé. Actuam os cavaleiros João R. Telles e Francisco Palha e os matadores Daniel Luque e João Silva "Juanito", estando as pegas a cargo dos grupos de forcados de Vila Franca e de Alcochete.
Na tradicional nocturna de terça-feira, 8 de Outubro, toma a alternativa o cavaleiro Diogo Oliveira, apadrinhado por João Moura, com o testemunho de António Telles, Rui Salvador (que se despede do público vilafranquense), Rui Fernandes e Miguel Moura. Pegam em solitário os Amadores de Vila Franca e lidam-se seis toiros em concurso das ganadarias Veiga Teixeira, Ribeiro Telles, Vale Sorraia, Conde de Murça, Engº Jorge de Carvalho e Mata-o-Demo.
No dia 12 de Outubro haverá o Concurso Internacional de Recortadores.
Foto Emílio de Jesus/Arquivo