Triunfo grande dos Forcados Amadores da Chamusca (em cima) ontem na sua praça (com uma entrada de três quartos fortes) na tarde de celebração do seu 50º aniversário.
Seis grandes pegas aos cinco toiros e um novilho de distintas ganadarias, com muitos elementos antigos de novo em praça e em destaque pelas suas brilhantes intervenções - um regresso de Heróis!
Foram caras o cabo Nuno Marecos (à segunda), o ex-cabo Nuno Marques (à terceira), Francisco Rocha (à primeira), Vitor Rosa (à primeira), Miguel Santos (à segunda, na sua primeira intervenção, a dobrar uma primeira tentativa do veterano Luis Isidro, que saíu lesionado) e o jovem Afonso Aranha (à primeira).
Grande êxito de Rui Salvador (foto de cima) com o toiro de Vinhas, naquela que foi a penúltima corrida da sua gloriosa carreira, homenageado pelos 40 anos de alternativa.
Os toiros apresentados a concurso não foram pêras doces. O prémio de bravura foi para o de Fernandes de Castro (bem lidado por António Prates) e o de apresentação (só pelo tamanho...) coube ao exemplar de Vasconcellos (Sommer), um toiro complicado (íssimo!) a que Duarte Pinto deu superiormente a volta.
Luis Rouxinol toureou em segundo lugar outro toiro complicado de Passanha, estando ao seu nível de grande lidador; e António Telles filho esteve bem com o toiro de Murteira Grave.
A gozar de grande cartel na zona, o jovem amador Vasco Veiga (na foto de baixo) foi aquele que mais chegou ao público e, apesar de algum nervosismo inicial (toureava pela primeira vez um novilho, de São Marcos, numa corrida formal), terminou em beleza e pôs o público de pé.
A corrida foi bem dirigida por Manuel Gama, assessorado pelo médico veterinário Feliciano Reis.
Fotos José Pestana/"Farpas"