Agustín Conejo, alcalde de Zahara de los Atunes (foto de cima), foi detido pela Polícia de Barbate por tentar impedir a montagem de uma praça de toiros portátil naquela localidade, onde no próximo sábado de Páscoa, dia 19, se realiza uma corrida de homenagem à memória do matador de toiros Francisco Rivera "Paquirri" (na foto em baixo, retratado numa corrida no Campo Pequeno em 1968 pelo então jovem aficionado Miguel Alvarenga, ao tempo com dez anos de idade).
O alcalde (Presidente da autarquia) foi detido quando, durante os trabalhos de montagem da praça, se pôs em frente das máquinas tentando parar os trabalhos. Os responsáveis da obra alertaram a Polícia de Barbate (terra natal do saudoso "Paquirri"), que prendeu o autarca.
O político acabou por ser libertado, mas na próxima terça-feira será presente a um juiz no Tribunal de Barbate.
A corrida do próximo sábado, que assinala o ano do 40º aniversário da morte de Francisco Rivera "Paquirri", tem cartel formado pelo filho do saudoso matador, Cayetano Rivera Ordoñez (que este ano se despede das arenas), José António Canales Rivera e o novilheiro local Adrián Guillén.
Fotos "Diário de Cadiz" e M. Alvarenga/Arquivo