sexta-feira, 11 de abril de 2025

Impasse nas negociações com Roca Rey atrasa apresentação da temporada lisboeta

Ainda não está concretizada a desejada contratação do matador peruano Roca Rey para a última corrida da temporada do Campo Pequeno (5 de Setembro), razão pela qual os empresários José Maria Charraz e Luis Miguel Pombeiro não anunciaram ainda a data da apresentação oficial dos quatro cartéis da temporada lisboeta, que chegou a estar agendada para o final de Março no Salão Nobre da praça de toiros.

O impasse tem a ver, segundo sabemos, com "algumas exigências" feitas pelo apoderado de Roca Rey (seu irmão Fernando) para que possa regressar a Lisboa, onde já toureou ainda no tempo de Rui Bento, sem alcançar um grande sucesso, ao lado de Juan José Padilla e João Moura.

Os empresários queriam fechar a mini-temporada do Campo Pequeno na primeira quinta-feira de Setembro com uma corrida mista em que Roca Rey actuaria como único espada, rematando o cartel os cavaleiros João Moura Jr. e Francisco Palha, mas as conversações têm andado "para a frente e para trás", sem chegar a bom porto.

A temporada abre a 11 de Julho com a corrida de gala à antiga portuguesa comemorativa dos 45 anos de alternativa de Paulo Caetano, que encabeça um cartel formado ainda por António Ribeiro Telles, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Miguel Moura. Nas pegas estarão os Amadores de Montemor e os Amadores de Lisboa. Os toiros estiveram para ser de António Raul Brito Paes, mas serão de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano.

A segunda corrida será a 7 de Agosto com o regresso a Lisboa de Diego Ventura após oito anos de ausência, alternando com João Ribeiro Telles e Tristão Telles Queiroz, que confirma a alternativa. Lidam-se toiros de Ribeiro Telles e pegam três grupos de forcados: os de Turlock (Califórnia), os de Beja e outro grupo ainda não designado.

A 22 de Agosto será a terceira corrida, de homenagem aos emigrantes e com um elenco de seis cavaleiros, onde podem estar, entre outros, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos e o mexicano Emiliano Gamero.

Para a última, a 5 de Setembro, os empresários estão à espera do sim de Roca Rey... 

Fotos M. Alvarenga